Browsing by Author "Figueiredo, Isabel Cristina Rodrigues Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceções e práticas de ciência de educadores de infânciaPublication . Figueiredo, Isabel Cristina Rodrigues Ferreira; Ramos, MercêsSendo as Ciências e a Educação em Ciências vastamente consideradas como importantissimas na literacia de um país e do seu povo, sabendo que esta literacia deve ser iniciada cada vez mais cedo, o jardim de Infância deve fomentar o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e afetivas, que permitam que as crianças sejam cidadãos mais autónomos, críticos e responsáveis. Dado que a investigação educacional tem vindo a mostrar, cada vez mais, uma grande relevância das conceções sobre ciência de professores e de educadores, o presente estudo foi conduzido com o objetivo de fazer um levantamento, através de inquérito por questionário e entrevista, sobre as conceções e práticas que estes profissionais têm sobre as ciências, permitindo perceber que atividades de ciências implementam e de que forma o fazem; que importância lhe atribuem, no que se refere ao desenvolvimento de capacidades, competências, atitudes e novas aprendizagens e também se a formação inicial lhes deu as bases necessárias para abordar com segurança os temas de ciências. Apesar de os educadores mostrarem vontade e reconhecerem a importância das ciências para as crianças, nem sempre o trabalho e as atividades que realizam vão de encontro à forma como as ciências devem ser abordadas junto das crianças. Verifica-se alguma confusão na diferença entre atividades e temas e, entre atividades práticas e experimentais, principalmente no que respeita ao conceito de variável. Este estudo mostra que a falta de formação que os educadores têm nesta área, tanto a nível de formação formal académica (inicial), como a nível de formação informal quer contínua, quer pessoal, leva consequentemente a atitudes de insegurança na implementação de novos tipos de atividades e de novos temas, conduzindo a repetições, quer na natureza das atividades, quer nos temas abordados.