Browsing by Author "Ferreira, Sara Filipa Pais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educadorPublication . Ferreira, Sara Filipa Pais; Lino, DalilaNa educação pré-escolar existem vários fatores a ter em conta, tais como o bem-estar das crianças e o seu envolvimento nas atividades, entre outros. Na educação de infância, o bem-estar e o envolvimento das crianças nas tarefas assumem um importante papel nas suas aprendizagens e desenvolvimento (Laevers, 1994). A pesquisa apresentada neste relatório foca-se no envolvimento das crianças nas atividades em contexto de sala, mais especificamente nas atividades de pequeno e grande grupo. O grande objetivo desta investigação é perceber as diferenças entre os vários níveis de envolvimento das crianças nestes dois tipos de atividades, tentar compreender as causas dos baixos níveis e identificar as estratégias que se podem utilizar para a promoção do envolvimento. Para a realização da investigação foi necessário eleger um grupo de estudo, constituído por 6 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. A escolha deste grupo de estudo deveu-se ao facto de ser constituído por crianças finalistas na educação pré-escolar, ingressando no 1º ciclo do ensino básico no ano letivo seguinte, que apresentavam baixos níveis de envolvimento. Este estudo baseia-se numa perspetiva de investigação-ação e é de natureza quantitativa e qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos com recurso à Escala de Envolvimento da Criança, desenvolvida por Leavers no âmbito do modelo de Educação Experiencial, e ainda foram feitas notas de campo que ajudaram a compreender os níveis obtidos com a aplicação da escala. O papel do educador na promoção do envolvimento de crianças deverá passar por delinear estratégias que facilitem o processo educativo de todas as crianças.