Browsing by Author "Ferreira, Miguel Neves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escolaPublication . Ferreira, Miguel Neves; Leite, Teresa; Rosa, JoãoO estudo centra-se na monitorização dos resultados de aprendizagem enquanto instrumento para a obtenção de informação pertinente para a tomada de decisão visando a melhoria da escola. Tem como objetivos:1) caraterizar o desempenho dos alunos nas Provas de Aferição Internas visando a identificação de áreas fortes e de áreas de melhoria; 2) caraterizar a perceção dos atores relativamente às aferições internas; 3) verificar se e como a monitorização dos resultados é incorporada na tomada de decisão conducente à melhoria do ensino e da aprendizagem. A revisão de literatura centra-se sobretudo nos movimentos de melhoria de escola e nos fatores que a promovem, com especial foco a monitorização de resultados e a liderança. Desenvolvido numa perspetiva de estudo de caso, o estudo foi suportado numa metodologia mista, pois recorre a processos de recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos, sequencialmente. O estudo foi desenvolvido numa escola particular da cidade de Lisboa, tomando como ponto de partida os resultados dos alunos nas áreas curriculares de Português e Matemática, em Provas de Aferição Internas do 1º ciclo de escolaridade básica entre 2011/12 e 2015/16. A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da instituição. Neste âmbito, procedeu-se também à análise de acordo com o género, a idade e, ainda, a evolução ao longo do tempo. Os intervenientes no estudo (professores e direção) consideram a monitorização efetuada como uma mais-valia para a sua instituição, reconhecendo uma melhoria da prática pedagógica dos professores, a contribuição para uma melhor organização do apoio escolar, o melhor planeamento curricular do 1º ciclo, a possibilidade de existência de formação contínua específica e o contributo para a melhoria dos resultados dos alunos.