Browsing by Author "Ferreira, Daniela Maria Goulão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção das crianças sobre o trabalho prático e seu contributo nas aprendizagensPublication . Ferreira, Daniela Maria Goulão; Almeida, AntónioO presente relatório, surge no âmbito na Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa. Neste apresenta-se a reflexão e o processo de intervenção educativa num 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento está presente uma investigação que procura verificar a percepção das crianças sobre a importância do trabalho prático, qual a frequência com que este se realiza em sala de aula e que papel lhe atribuem na aprendizagem. Com estas finalidades foi aplicado um questionário aos alunos. É de realçar que devido a problemas de força maior o processo de investigação iniciou-se em 2013 e retomou o seu rumo em 2015 quando o grupo turma já se encontrava a frequentar o 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Esta amostra foi constituída por vinte e quatro alunos com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade. Os resultados revelam que os alunos compreendem em que consiste o trabalho prático. Este foi frequente ao longo dos três anos de escolaridade. Os alunos gostam de realizar trabalhos práticos, mas consideram que obtêm aprendizagens mais facilmente e sentem-se mais concentrados e motivados através da exposição de conteúdos por parte do professor.