Browsing by Author "Ferraz, Fernando"
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- Contributos da formação em mediação de conflitos no desenvolvimento profissional de Assistentes Operacionais, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferraz, Fernando; Rosa, JoãoEste estudo analisou se haveria um contributo da formação em mediação de conflitos no desenvolvimento profissional de Assistentes Operacionais (AO) quer quanto à mobilização de conhecimentos fundamentados naquela área quer quanto à perceção de mudanças de atitude quando intervêm em situações de conflituosidade entre alunos. Os recreios das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) são os locais onde ocorre a quase totalidade dos conflitos entre alunos (Fernández, 2007; Oliveira, 2007; Rosa, 2007). Esses recreios são supervisionados pelos AO, os quais devem ter formação específica em estratégias de resolução de conflitos. A mediação é apontada como a melhor estratégia na abordagem dos conflitos escolares, conduzindo a melhoria na convivência escolar e na construção de um clima escolar positivo, propício à eficácia da educação (Torrego, 2003; Boqué, 2008; Tomás, 2010). A estratégia de pesquisa baseou-se num estudo de intervenção com uma amostra de conveniência, simultaneamente qualitativo e quantitativo. Os dados foram recolhidos por questionário, por levantamento dos conhecimentos anteriores e posteriores à formação e por entrevistas aos participantes. No estudo participaram sete AO de uma escola pública, na área da Grande Lisboa, em Portugal. Os resultados revelaram que os AO desenvolveram conhecimentos sobre mediação e percecionaram em si mesmos mudanças de atitude face às suas intervenções na resolução de conflitos entre alunos. Os resultados ainda revelaram que os AO sentem que as autoridades educacionais e escolares desvalorizam em grande medida o seu valor profissional, mas retiram motivação da interação com os alunos. Concluiu-se que a formação em mediação de conflitos oferece um contributo significativo para avaliar o impacto da formação no desenvolvimento profissional dos Assistentes Operacionais, que estão conscientes do seu papel educativo e têm sugestões pertinentes de melhoria da sua intervenção.