Browsing by Author "Fernandes, Sandra Marina Barradas"
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- Promoção do envolvimento e da cooperação entre as famílias de alunos que frequentam uma unidade de apoio à multideficiência e a escolaPublication . Fernandes, Sandra Marina Barradas; Nunes, ClarisseO presente estudo analisa a temática referente à relação entre a escola e a família de crianças com Necessidades Especiais. Os documentos legislativos (Decreto-lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro no artigo n.º 3, pontos 1, 2 e 3 e o Decreto Legislativo n.º 33/2009/M de 31 de dezembro da Região Autonoma da Madeira no artigo n.º 5, ponto 2, alínea e) assinalam a necessidade de se considerar a participação dos pais/encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos. Esta necessidade também está expressa nos resultados da investigação realizada neste âmbito, salientando-se, sobretudo, a importância de se envolver mais os pais no processo educativo dos seus filhos. Porém, nem sempre se verifica um envolvimento ativo por parte dos pais. O presente estudo insere-se numa perspetiva sociocritíca e resulta da implementação de um projeto de investigação-ação que visou desenvolver práticas promotoras do envolvimento e da cooperação entre as famílias dos alunos que frequentavam uma Unidade de Apoio Especializado à Educação de Alunos com Multideficiência (UAM), designada de Unidade de Ensino Especializado (UEE) na RAM-Funchal e a escola. O projeto desenvolveu-se durante nove meses, tendo sido estruturado em quatro fases: a primeira visou a caracterização inicial da situação; a segunda consistiu na elaboração do plano de ação, tendo-se planificado um conjunto de 18 atividades integradas em sete temáticas distintas; a terceira correspondeu à implementação do plano de ação definido e a quarta resumiu-se à avaliação do projeto de intervenção. Participaram no estudo cinco famílias e cinco profissionais (uma docente de educação especial e quatro técnicos). A recolha de dados efetuou-se através da realização de entrevistas semiestruturadas aos participantes, de inquéritos sob a forma de questionário às cinco famílias dos alunos que frequentavam a UEE e de observações, materializadas em notas de campo e registos fotográficos. Os resultados do projeto de intervenção foram positivos na medida em que as atividades dinamizadas tiveram uma participação positiva por parte dos pais, ainda que o grau de envolvimento não tenha sido idêntico em todas as atividades. Salienta-se a preferência e uma maior participação dos pais em atividades mais informais e de cariz festivo / convívio social. As atividades menos apreciadas, em todas as dimensões analisadas, corresponderam às de cariz mais formal, como foi o caso da participação no processo de avaliação dos programas educativos dos filhos. A pouca disponibilidade dos pais constituiu a principal barreira a um maior envolvimento e participação das famílias nas atividades promovidas. A disponibilidade para ouvir e comunicar com as famílias, bem como o conhecimento das suas necessidades e dificuldades e o respeito pelas suas especificidades constituíram-se como estratégias importantes para promover a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos. O desenvolvimento do projeto de intervenção possibilitou a aproximação da escola às famílias e vice-versa.