Browsing by Author "Fernandes, Joana Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de recursos de comunicação aumentativa com crianças com necessidades complexas de comunicação em contexto escolarPublication . Fernandes, Joana Pires; Almeida, TiagoA comunicação reveste-se de extrema importância para qualquer indivíduo, quer ao nível do desenvolvimento quer na sua evolução enquanto ser social. É através da nossa capacidade de comunicar que exprimimos vontades, desejos, sentimentos, ideias e opiniões em relação a tudo o que nos rodeia, interagindo, desta forma, com os outros. Porém, existem crianças/jovens que não conseguem comunicar através da fala, pelo que cabe aos profissionais da educação proporcionar mecanismos de apoio à comunicação, de modo a colmatar ou minimizar essa limitação ao nível da comunicação e permitir situações de interação e de aprendizagem. É neste sentido que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) assume relevância, como recurso educativo capaz de possibilitar a comunicação destas crianças/jovens com o outro, sendo fundamental para o desenvolvimento e inclusão (social e escolar) destes indivíduos. O presente trabalho analisa a opinião dos docentes face à importância da CAA enquanto fator de inclusão de crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), e analisa a utilização desses recursos em contexto escolar. Pretende dar-se resposta às seguintes questões: Quais os recursos de CAA existentes e utilizados pelos docentes em contexto escolar para comunicar com crianças/jovens com NCC, qual a importância dada aos mesmos e qual a opinião dos docentes face à importância da CAA como fator de inclusão para estes alunos? Os docentes estão na linha da frente da interação com crianças com NCC e as suas opiniões podem fornecer informações práticas e reais sobre a eficácia das técnicas usadas, podendo no futuro ajudar na melhoria das estratégias de CAA a ser utilizadas com estas crianças/jovens. Compreender as suas opiniões e quais os fatores que as influenciam é essencial para orientar o desenvolvimento profissional e os programas de formação em técnicas específicas. A aceitação e a confiança dos docentes nas estratégias de CAA influenciam diretamente o sucesso da sua implementação e utilização, conduzindo a melhores resultados para as crianças. Neste trabalho, optou-se por um estudo quantitativo, transversal e descritivo, tendo-se aplicado um inquérito por questionário para recolha de dados junto de 140 docentes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e educação especial, de várias escolas públicas do distrito de Lisboa. Os resultados deste estudo revelaram que, apesar da grande maioria dos docentes da nossa amostra considerar ter um conhecimento fraco ou insuficiente acerca da CAA, existe um sentimento de coerência em relação às vantagens da CAA na inclusão destas crianças/jovens no ensino regular. Conseguimos ainda verificar que as variáveis de índole profissional não influenciaram direta e significativamente as perceções dos docentes inquiridos sobre as vantagens da CAA na inclusão de crianças/jovens com NCC. Porém, os docentes que já contactaram com crianças/jovens com CAA parecem ter mais atitudes inclusivas do que aqueles que nunca trabalharam ou contactaram com CAA.