Browsing by Author "Fernandes, Filipa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação do modelo de franchising, no setor óptico, em tempo de crise: o caso opticaliaPublication . Fernandes, Filipa; Justino, Maria do RosárioFace à atual conjuntura económica e a outros elementos cruciais, como a concorrência, só uma minoria das empresas portuguesas consegue uma rede de grande dimensão. Neste contexto, a Opticalia é um caso paradigmático da vontade de empreender e progredir, equaciona abrir horizontes e desenvolver novas parcerias, com um modelo pioneiro e inovador para cativar óticas estagnadas e para criação de novos negócios. Este modelo veio agitar um mercado maduro com grandes grupos há várias décadas implementados no país. Deste modo, esta dissertação debruçar-se-á perante a “Adaptação do modelo de franchising, no setor ótico, em tempo de crise” em que se utiliza o exemplo do grupo Opticalia e das empresas suas associadas enquanto motor de expansão do setor ótico em Portugal. O projeto desenvolvido assenta em duas partes: revisão da literatura e análise de informação. A revisão da literatura permitiu essencialmente explicar o conceito de franchising, as suas componentes básicas, vantagens, desvantagens, precedentes e efeitos inerentes, quer do ponto de vista do franchisador, quer do franchisado. Após a revisão da literatura foi realizada uma análise da situação atual da organização e do mercado ótico. Posteriormente, com base no referencial teórico e no enquadramento geral da empresa e do setor, refletiu-se sobre a decisão de óticas independentes integrarem este grupo de modo a impulsionarem os seus resultados e o seu sucesso. No final, conclui-se que este modelo de franchising é algo único e diferenciador, podendo ser um modelo a seguir por outros setores enquanto ferramenta de expansão, criação de novos postos de trabalho e até mesmo para o crescimento da economia nacional, dado que promove o desenvolvimento das organizações através de uma área de partilha de investimento como a Comunicação e o Marketing.