Browsing by Author "Fernandes, Delina das Dores Moniz"
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- Um estudo sobre práticas colaborativas em Intervenção precoce no contexto jardim de Infância/pré-escolarPublication . Fernandes, Delina das Dores Moniz; Fuertes, MarinaO presente estudo pretende averiguar, como são implementadas as práticas de Intervenção Precoce (IP), e particularmente, como colaboram educadores de infância, técnicos e famílias, numa comunidade da Região Autónoma da Madeira. Nesse sentido procurámos: i) conhecer as concepções dos educadores e dos técnicos de IP sobre o trabalho em equipa e para a promoção do trabalho em contexto; ii) estudar as formas de intervenção e avaliação colaborativas existentes entre as Educadoras, os técnicos de educação especial e os pais para a promoção do desenvolvimento da criança e sua qualidade de vida; iii) averiguar como é que o trabalho entre as educadoras, técnicos e pais se reflecte no apoio às crianças com Necessidades Educativas Especiais na sala de actividades. Para o efeito, foram realizadas 16 entrevistas a técnicos de IP (oito educadoras do ensino regular, quatro docentes especializadas e quatro técnicos). Bem como, efectuamos inquéritos por questionário a 11 famílias que correspondia à totalidade de crianças apoiadas pelos serviços de Intervenção Precoce. Em termos gerais, constatou-se que a equipa procura envolver os vários intervenientes (técnicos e famílias) nas práticas e actuar nos contextos de vida da criança, tal é expresso na opinião dos profissionais. Contudo, a análise dos Planos Individualizados de Apoio à Família (PIAF) revela que as intervenções são, na maioria dos casos, dirigidas à criança. Não obstante, na componente relacional os técnicos descrevem práticas apoiadas numa relação próxima com a família. Os profissionais assinalam a preocupação de estimular a confiança das famílias nas suas competências. De uma forma global as famílias mostram-se satisfeitas com a intervenção e com o trabalho desenvolvido pelos técnicos na promoção do desenvolvimento da criança. Embora a família seja ouvida na definição de objectivos de intervenção, a análise dos PIAF’s sugere que este, não é como se prevê, um verdadeiro instrumento da família integrador da sua activa participação. Os Projectos Curriculares de salas do jardim de infância fazem menção a actividades nas quais os pais participam e a momentos de reunião para trocas de informação embora não incluam actividades definidas e concebidas pelas famílias. Finalmente, do ponto de vista do trabalho em equipa, os profissionais desta equipa reúnem-se mensalmente e descrevem formas de trabalho em equipa próximas do modelo colaborativo.