Browsing by Author "Fernandes, Albertina Furtado"
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- Integração de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular – estudo de caso Escola Secundária Amor de DeusPublication . Fernandes, Albertina Furtado; Sim-Sim, InêsEste estudo intitula-se, “Integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular – Estudo de Caso da Escola Secundária Amor de Deus.”, e com ele pretende-se saber se como a referida escola processa a integração de alunos com necessidades educativas especiais. Para a concretização dos objectivos do estudo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa em que foram questionados vinte e quatro directores de turma e entrevistados seis professores que leccionam alunos que apresentam necessidades educativas especiais e os três alunos que apresentam necessidades educativas especiais. Os resultados do estudo permitiram-nos constatar que apenas três alunos com NEE foram identificados na escola Amor de Deus integrados no ensino regular. Estes sentem-se socialmente integrados e a maioria dos professores concordam com a integração de alunos com NEE no ensino regular. Contudo, a integração é limitada, na medida em que os recursos estão reduzidos a uma rampa para carrinhos de rodas e a alguns apoios humanos, apoios esses que são devido às características religiosas da escola que transmitem a professores e funcionários alguns valores através das reflexões diárias que, de uma forma geral, poderão servir para todos os alunos e, de uma forma específica, para os alunos com NEE. Em termos dos conteúdos curriculares aintegração fica aquém das expectativas, dada a falta de formação dos docentes, a não existência de qualquer professor especializado, nem de apoio técnico ou material específico para os alunos com NEE que permitam verdadeiras adaptações curriculares. Finalmente, a partir dos resultados obtidos e das conclusões foram deixadas algumas sugestões para melhorar a integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
