Browsing by Author "Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa MendonçaPublication . Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal; Nascimento, VandaO presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. A implementação foi realizada numa amostra composta por alunos do 2.º ciclo, 2.º ano Vocacional ao longo do ano letivo 2015/2016 na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça. Conscientes da transformação que ocorre nos alunos aquando da sua admissão na Escola De Ensino Artístico Especializado da Dança, da jornada que traçam no desconhecido panorama das danças académicas, importa conhecer o impacto da Dança Clássica em todas as suas vertentes no processo de aprendizagem dos discentes. Face a esta problemática, entendemos desenvolver o nosso trabalho inserido na aula de Técnica de Dança Clássica, (TDC), e tendo como desafio dar resposta às seguintes questões: «Poderá a compreensão do bailado clássico La Fille Mal Gardée melhorar as perspetivas, expectativas e resultados dos alunos na aula de técnica de dança clássica?» e «Que estratégias conseguiremos aplicar em aula com o intuito de cativar o interesse do grupo e clarificar as orientações da componente prática em TDC?». Apontam-se como principais objetivos deste estudo aferir o impacto da cultura da dança clássica, através da implementação de um excerto do bailado La Fille Mal Gardée, verificar a sua adequação do programa de TDC e à faixa etária em estudo e à progressão na aprendizagem, avaliar o efeito das estratégias implementadas em aula na evolução da performance técnico-artística dos alunos. Para a prossecução destes objetivos foi desenvolvido, ao longo do ano letivo – 1.º, 2.º e 3.º períodos - um plano de aulas cumprindo os conteúdos estipulados pela instituição acolhedora, concomitante com as propostas deste estudo, por forma a elucidar alunos da beleza e magia inerentes à visualização e à prática da dança clássica. Para o período de estágio, selecionámos como metodologia, a investigação-ação tendo em consideração o facto do objetivo principal se prender com a resolução de um problema real e concreto através da implementação de um projeto de intervenção, elaborado em função das necessidades do meio. Neste sentido valoriza-se especialmente o processo e não apenas o produto ou os resultados. Dos desafios propostos e dos que surgiram ao longo da implementação do Estágio, foi possível concluir o processo positiva e beneficamente para os seus intervenientes confirmando assim, a pertinência do estudo.