Browsing by Author "Faria, Isabel Maria Paes de"
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- O impacto da formação contínua no desenvolvimento pessoal e profissional dos técnicos de Análises Clínicas e Saúde PúblicaPublication . Faria, Isabel Maria Paes de; Figueira, EduardoO presente estudo teve como objectivo identificar os factores associados à participação na formação contínua dos técnicos de análises clínicas e saúde pública. A formação escolar de nível superior destes profissionais é um fenómeno relativamente recente, sendo que, historicamente, constituem um grupo profissional que evoluiu de um perfil de técnico auxiliar com formação não escolar para um perfil de profissional autónomo com um modelo de formação único e actualmente integrado no ensino superior politécnico. A necessidade de sintonia com os progressos tecnológicos e científicos verificados nas últimas décadas terá sido determinante desta evolução e remete, quer os profissionais, quer as organizações académicas e de saúde para um investimento continuado na formação e actualização destes profissionais. O que influencia positiva ou negativamente a adesão dos técnicos de análises clínicas e saúde pública à formação contínua é uma problemática ainda não estudada em Portugal. Neste sentido, identificar e compreender o papel dos factores associados à participação dos técnicos de análises clínicas em acções de formação contínua poderá contribuir significativamente para desenhar estratégias conducentes à adesão dos não participantes bem como para a concepção de programas de formação, tanto mais que a temática em estudo se inscreve no actual paradigma da actualização profissional e, por outro lado, na necessidade de delinear um horizonte fomentador de eficácia e eficiência no campo da saúde, resultado da colmatação das necessidades de formação. O estudo foi enquadrado pelo modelo teórico de participação designado por ISSTAL (Interdisciplinary, Sequential-Specificity, Time-Allocation, Lifespan) e foi conduzido através de um inquérito por questionário administrado a uma amostra de técnicos de análises clínicas e saúde pública que trabalham em hospitais da área de Lisboa. Os dados foram submetidos à análise de regressão múltipla pós-factorial para identificar e analisar os factores associados à participação na formação contínua dos referidos técnicos. Os resultados sugerem que as principais razões associadas à participação em formação são a necessidade de actualização profissional e a possibilidade de conseguirem novas oportunidades profissionais. As razões da não participação relacionam-se com a incompatibilidade com o horário de trabalho, com a dificuldade em serem substituídos no trabalho e com o facto de não terem tempo disponível. Sugerem ainda que os técnicos de análises clínicas não têm uma cultura de formação contínua, vêem a formação como uma forma de alcançar um determinado estatuto socioprofissional e, uma vez satisfeitas as expectativas de progressão na carreira ou não se vislumbrando qualquer hipótese de progressão, deixam de ter uma atitude pró-activa em relação à sua formação profissional.
