Browsing by Author "Dolan, Ana"
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- Contributo para o estudo dos procedimentos de medição do ponto próximo de convergência e do ponto de astenopia em indivíduos com e sem síndroma de deficiência posturalPublication . Dolan, Ana; Poças, Ilda Maria; Silva, O. Alves da; Silva, Carina; Firmino, Adriana; Barros, Ana Sofia; Vasco, Helena; Martins, Joana; Mendanha, LuísIntrodução – O síndroma de deficiência postural é uma disfunção propriocetiva multifatorial, com sintomatologia variada, que inclui alterações com impacto na performance visual, como a insuficiência de convergência e a astenopia. A medição do ponto próximo de convergência é usada no seu diagnóstico e exploração clínica, sendo influenciada pela velocidade do teste e pelo tamanho do estímulo. Definir o método mais eficaz para medir o ponto próximo de convergência e o ponto de astenopia é pertinente, pois permitirá uma avaliação mais exata das alterações nestes casos. Este estudo tem como objetivo investigar a exatidão das medições do ponto próximo de convergência e ponto de astenopia em casos de síndroma de deficiência postural e variações dos seus valores consoante o método usado. Métodos – Estudaram-se 39 pessoas, 27 com e 12 sem síndroma de deficiência postural, medindo o ponto próximo de convergência e ponto de astenopia com dois estímulos (régua de RAF standard e régua de RAF modificada) a duas velocidades (1cm e 3cm/s). Resultados – Não foram obtidos valores estatisticamente significativos em nenhum dos métodos de medição do ponto próximo de convergência. A régua de RAF a uma velocidade lenta é mais sensível para alterações do ponto de astenopia (AUC 0,761±0,084 erro padrão, p=0,010). A velocidade lenta gera valores do ponto próximo de convergência e do ponto de astenopia superiores, sobretudo no grupo com síndroma de deficiência postural. Conclusão – O método de medição influencia os valores dos parâmetros estudados. Não se obtiveram valores estatisticamente significativos na medição do ponto próximo de convergência. O método de medição do ponto de astenopia com pistas visuais a uma velocidade lenta tem maior exatidão.
- Procedures for measuring the near point of convergence and the point of asthenopia in individuals with and without postural deficiency syndromePublication . Dolan, Ana; Poças, Ilda Maria; Silva, O. A.; Silva, Carina; Barros, A. S.; Firmino, A.; Martins, J.; Vasco, H.; Mendanha, LuísPurpose: Postural Deficiency Syndrome is a multifactorial proprioceptive dysfunction with varied signs and symptoms, including convergence insufficiency and asthenopia which impact visual performance. The near point of convergence measurement is used to diagnose and clinically explore convergence insufficiency. Test speed and stimulus size influence values obtained. The definition of the most effective method to measure the near point of convergence and the point of asthenopia will allow early detection of alterations. This study aims to investigate the accuracy of measurements and variations in values obtained using different methods for the near convergence point and the point of asthenopia measurements in cases of Postural Deficiency Syndrome. Methods: The sample contained 39 patients, 27 with and 12 without Postural Deficiency Syndrome, measuring the near point of convergence and point of asthenopia with two stimuli (standard RAF rule and modified RAF rule) at two speeds (1cm/s and 3cm/s). Results: Neither method of measuring the near point of convergence had statistically significant values. The RAF near point rule at 1cm/s is more sensitive for alterations in the point of asthenopia (AUC 0.761 ± 0.084 standard error, p = 0.010). At 1cm/s, higher values for near point of convergence and point of asthenopia were measured, chiefly in the Postural Deficiency Syndrome group. Conclusion: Methods used to measure the parameters studied influenced the final values. No statistically significant values were obtained in the measurement of the near convergence point. To measure the point of asthenopia, the standard RAF rule at 1cm/s has the highest accuracy.
- The Erasmus+ mobility programme at the Lisbon School of Health Technology: characteristics and motivations of participants from 2009-2019Publication . Dolan, Ana; Vasco, Helena; Poças, Ilda MariaThe Erasmus+ Mobility Programme (EMP) was established in 1987. It aims to promote both intercultural cooperation and communication and the development of higher education at a European level. The program has had over 4 million participants, but the rates of participation by Portuguese students are low. This is also the case for STEM students across the EU member states. Therefore, it is pertinent to analyze the profile of these students. The first EMP for Orthoptics and Vision Sciences (OVS) students at the Lisbon School of Health Technology (ESTeSL) took place in 2003. The Países de Língua Oficial Portuguesa Mobility Programme (PMP), mobility between ESTeSL and Portuguese-speaking African countries, began in 2016. Aims of the study: to characterize the participants in the EMP and PMP mobility programs between 2009/10 and 2019/20; to identify participants’ preferred fields of study; to emphasize the advantages of EMP and PMP for OVS students at ESTeSL according to students; to understand the students' motivations for selecting ESTeSL as their destination university; to determine the student’s satisfaction.
- Visão sem limites: mobilidade dos estudantes na licenciatura de Ortóptica e Ciências da Visão da ESTeSLPublication . Poças, Ilda Maria; Dolan, Ana; Vasco, Helena; Chiappini, Valeria; Tomita, DanielaO programa Erasmus+, estabelecido em 1987, pretende promover a comunicação e cooperação intercultural, bem como o desenvolvimento da educação superior a nível europeu. Todos os estados da União Europeia participam neste programa de mobilidade com mais de 4 milhões de participantes. No contexto europeu, as taxas de participação no Erasmus+ nas áreas das ciências tecnológicas são muito baixas, enquanto em Portugal há baixa adesão a este programa, tornando-se pertinente analisar o perfil destes estudantes. O início da participação dos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (OCV) na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) no programa Erasmus+ (PME+) data 2003 e a mobilidade para os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ocorre desde 2016. Objetivos do estudo: caracterizar os estudantes do PME+ e do PALOP incoming e outgoing entre 2009 e 2019 na ESTeSL; identificar quais as áreas de saber preferenciais dos estudantes em mobilidade; enfatizar as vantagens do PME+ no âmbito da licenciatura em OCV na ESTeSL na visão dos estudantes; conhecer a motivação dos estudantes para escolherem frequentar a ESTeSL durante a mobilidade; determinar a satisfação geral dos estudantes face à experiência vivida.