Browsing by Author "Doce, Marta Isabel Salsinha"
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- Estratégias de gestão construtiva de conflitos em meio hospitalar: desafios vivenciados pelos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica em cargos de coordenaçãoPublication . Doce, Marta Isabel Salsinha; Eiras, Margarida; Fernandes, Alexandra MarquesNa área da saúde, um dos maiores desafios dos líderes de uma organização, é a gestão de conflitos, já que esses podem ser responsáveis por uma série de ameaças à estabilidade das equipas de trabalho. A presente dissertação objetivou identificar e compreender os tipos de conflitos vivenciados pelos TSDT com cargos de coordenação/líderes em ambiente hospitalar, bem como as estratégias de gestão construtiva adotadas para a sua resolução. A pesquisa inseriu-se no tipo de estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, transversal. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada a sete TSDT com cargos de coordenação, pertencentes aos serviços de diagnóstico e terapêutica do CHBM – HNSR. Os dados foram recolhidos entre 24 de novembro e 1 5 de dezembro de 2022. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo para analisar os resultados obtid os, seguindo as várias etapas do processo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados- inferência e interpretação.Os resultados apontaram para um reconhecimento benéfico dos conflitos, quando ministrados construtivamente, o predomínio dos conflitos intergrupais e de tarefa, entre os TSDT líderes e os seus liderados, assim como, o reconhecimento e a aplicação de algumas estratégias construtivas de gestão de conflitos, nomeadamente, a negociação e a mediação. A comunicação e o diálogo também foram técnicas de gestão de conflitos largamente enunciadas pelos entrevistados. A maioria dos participantes enfatizaram a formação profissional contínua nesta temática, como imprescindível para uma gestão mais eficiente das equipas de trabalho. Pode-se concluir, que a importância do líder na gestão de conflitos não é apenas “remediar uma confusão”, mas sim identificar as causas do conflito que ocorrem entre os liderados e entre si, escutar e dialogar, resolvendo construtivamente as situações conflituosas para que não ocasionem impactos que gerem desmotivação e improdutividade na equipa que gerem.