Browsing by Author "Costa, Vera Lúcia Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre os contextos familiares da criança (família e jardim de infância) com o desenvolvimento das suas competências linguísticasPublication . Costa, Vera Lúcia Fernandes; Brito, RitaO presente relatório tem como objetivo ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar refletidamente o trabalho realizado durante a minha Prática Profissional Supervisionada II (PPS). Este trabalho apresenta uma análise reflexiva do trabalho elaborado durante a PPS II. Há um corpo de conhecimento que ilustra a correlação entre a qualidade dos contextos educativos e dos contextos familiares e o desenvolvimento das crianças. Do contexto de prática emergiu o interesse para investigação da relação entre os contextos das crianças (seio familiar e jardim-de-infância) e a apetência para frequentar as áreas da leitura e da escrita e o desenvolvimento das suas competências de linguagem e de literacia. Foi realizada uma investigação de natureza mista, com recurso à observação do contexto educativo e à aplicação de uma escala de observação da qualidade do contexto de sala de aula, de um teste de avaliação da consciência Fonológica (Vale, 2011), do teste do nome das letras e um questionário aos pais. Para o estudo mais focado na relação entre os contextos e o desenvolvimento de competências foram selecionadas doze crianças – as seis que frequentavam mais as áreas de leitura e escrita e as seis que frequentavam menos essas áreas. Cruzei os dados recolhidos com o referencial teórico. Os principais resultados obtidos sugerem que o interesse que as crianças demonstram em deslocar-se para as áreas de leitura e de escrita tem relação com o desenvolvimento das suas competências linguísticas e de literacia e parece ter uma relação com as práticas familiares de literacia.