Browsing by Author "Cordeiro, Sandra Cristina Ramalho"
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- Organização e tratamento de dados recolhidos nas rotinas das crianças na sala dos quatro anosPublication . Cordeiro, Sandra Cristina Ramalho; Rodrigues, MargaridaA presente investigação enquadra-se na educação pré-escolar, no domínio da matemática, e tem como objetivo compreender como é que crianças de 4 e 5 anos representam e interpretam dados recolhidos nas rotinas diárias. Para tal, procura-se responder às seguintes questões: (1) Como é que as crianças transpõem os dados dos mapas de registo para os gráficos?; (2) Que interpretações fazem as crianças dos dados representados?; (3) Que aprendizagens numéricas são potenciadas pela representação e interpretação dos dados? e (4) Qual o papel do Educador de Infância no desenvolvimento nas crianças da capacidade de representar e interpretar dados? O estudo seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. O trabalho foi desenvolvido com todo o grupo de crianças da sala, onde a investigadora adotou o duplo papel de educadora e investigadora. A recolha de dados foi realizada com recurso a gravações de vídeo e áudio, feitas durante a aplicação das tarefas e foram ainda utilizadas notas de campo sobre o desempenho das crianças. As crianças transpuseram os dados dos mapas das suas rotinas de sala, sem revelarem dificuldades na compreensão do que se pretendia, através de uma diversidade de correspondências (termo a termo; um-muitos; muitos-um). Os resultados evidenciam a importância para as crianças da associação dos referentes concretos às representações usadas, pelo significado pessoal. Ao interpretarem as representações, as crianças fizeram contagens e compararam as frequências absolutas através da visualização gráfica, sendo que uma delas compreendeu que o total das figuras usadas no pictograma correspondia ao total de crianças na sala. Todo o trabalho desenvolvido em Organização e Tratamento de Dados (OTD) permitiu às crianças desenvolverem as suas competências numéricas ao (i) compararem a ordem de grandeza dos números, (ii) efetuarem adições envolvendo várias parcelas, e (iii) reconhecerem e utilizarem a notação simbólica dos números. Os resultados apontam, ainda para o papel crucial do Educador de Infância pela forma como orienta as atividades, pelo apoio prestado às crianças e pelo questionamento focado na interpretação dos dados.