Browsing by Author "Colin, Tom"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dancing with an emotional connection to Movement Quality Research Project in the Composition Course with the Eighth Grade Learners in Vocational Dance Education from Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Colin, Tom; Garcia, VitorEste relatório final de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança (ESD) e remete para o estágio realizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), com os alunos finalistas do oitavo ano do ensino vocacional de dança, na disciplina de Composição em Dança. Partindo do pressuposto que a técnica de dança não é o único requisito para se ser um bailarino profissional, este relatório tem como objetivo explorar técnicas de ensino que potencializem as competências artísticas dos alunos. A investigação sugere que o bailarino precisa de estabelecer uma ligação emocional com a sua forma de arte, a fim de prosperar enquanto artista, no palco, nas audições e durante ensaios. Inclusive, a investigação na área da educação indica que todo o processo de aprendizagem é emocional. Neste sentido, este estágio tem como objetivo investigar se a orientação emocional nas estratégias de ensino promovem o envolvimento emocional na mente e no corpo do bailarino, melhorando a aprendizagem e as competências artísticas em dança. As estratégias de ensino resultantes da revisão bibliográfica foram implementadas em várias fases. No âmbito da investigação-ação foi usado o método qualitativo, uma vez que se recorreu a diários de bordo, ‘memorandos analíticos’, uma entrevista semiestruturada, um questionário, new media e a revisão bibliográfica, como instrumentos de recolha de dados. A análise destes instrumentos sugere que as estratégias de ensino orientadas com o recurso à emoção podem melhorar a aprendizagem e as competências artísticas, na medida em que se recorra aos incentivos adequados e que haja empenho da parte do aluno. Para além disso, os resultados sugerem que a profundidade complexa do envolvimento emocional na dança pode ser comprometida pela complexidade de outros elementos.