Browsing by Author "Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de InfânciaPublication . Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues; Rosa, JoãoO presente relatório resulta da análise, reflexão crítica e avaliação do percurso de intervenção da Prática Profissional Supervisionada II e evidencia o processo de uma investigação em sala de atividades no mesmo âmbito, junto de um grupo de crianças em contexto de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. A partir de um momento de leitura – prática recorrente neste contexto –, é detetada a dificuldade deste grupo de crianças em inferir acerca da história ouvida. Como consequência desta situação desencadeadora, emerge como problemática da investigação a compreensão oral em crianças desta faixa etária. O objeto de estudo tornou-se o de saber se o questionamento das histórias para a infância contribui para o desenvolvimento da compreensão inferencial das crianças. Para uma intervenção pertinente, utilizou-se a investigação-ação, em que, através do desenho de um plano de ação com a leitura de histórias e suas questões, se pretendeu demonstrar quais eram os contributos desta prática para a compreensão oral das crianças. A análise, comparação e apresentação dos resultados foram possíveis através da observação, notas de campo e testes de compreensão aplicados. É possível trabalhar ao nível da compreensão inferencial com crianças desta idade, assumindo-se as histórias como uma estratégia privilegiada por não formalizarem a apreensão desta capacidade. As crianças demonstraram que passaram a saber inferir, com explicações complexas e próprias, acerca do conteúdo das histórias lidas, de acordo com o que ouviam, observavam das ilustrações e mobilizavam de conhecimentos prévios. Desta forma, o Jardim de Infância com mediadores preocupados em enriquecer os momentos da leitura de contos oferece um ambiente de excelência para o desenvolvimento desde tipo de capacidades que são tão importantes para a vida escolar (e geral) das crianças.