Browsing by Author "Carvalho, Bruna"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marcas e consumidores em rede: uma análise do impacto da pandemia nas publicações do Facebook em PortugalPublication . Carvalho, Bruna; Di Fátima, BrancoTendo como premissa que na última década as marcas compreenderam a importância das redes sociais para o seu sucesso, a presente dissertação tem como contexto principal as mudanças provocadas pela eclosão da pandemia do coronavírus em 2020. Desta maneira, a investigação tem como questão de partida o modo como o Covid-19 refletiu na mudança de características das postagens das marcas e como isso afetou no engagement. Para atingir o objetivo desta pesquisa, foram selecionadas três marcas do retalho alimentar português: Continente, Pingo Doce e Minipreço. A partir disso foi selecionado o Facebook como rede social de análise para investigar três períodos específicos: pré-pandemia, pandemia e pós-pandemia. Para a coleta de dados foi utilizada a ferramenta CrowdTangle, da Meta, que resultou em uma ampla gama de informações das 629 publicações e 1.496.645 interações coletadas. Com base nisso, realizou-se a análise empregando as variáveis Vividness, Interatividade, Conteúdo, Timing e Engagement. Os principais resultados foram o aumento das publicações durante a pandemia, além do crescimento da média de engagement no mesmo período. Ademais, conteúdos baseados no relacionamento e com alta interação também tiveram destaque nos níveis de engagement dos consumidores.
