Browsing by Author "Carvalho, Ana Rita Bizarro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Carvalho, Ana Rita Bizarro; Nascimento, Vanda Maria dos SantosCom este estágio, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, pretendeu-se aperfeiçoar a capacidade de equilíbrio em alunos do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), através de estratégias interdisciplinares entre a Técnica de Dança Clássica (TDC) e a Preparação Física (PF). O percurso realizado neste ano letivo de 2016/2017 fica documentado através deste relatório de Estágio, que é o culminar do desenvolvimento da prática pedagógica na Instituição acima referida. Desta forma, a nível da disciplina de PF, foi desenvolvido e aplicado um circuito de treino específico que se entendeu capaz de contribuir para a melhoria do equilíbrio e que esta se refletisse na prática da técnica de dança. O intuito da aplicação deste circuito foi o fortalecimento e resistência muscular e o aperfeiçoamento dos diferentes mecanismos do equilíbrio: vestibular, visual e propriocetivo tendo sempre em conta o trabalho da postura, en dehors e “core”, como objetivos específicos. Na disciplina de TDC o ponto fulcral a desenvolver foi a ponte entre a imagética da aplicação do circuito de treino do equilíbrio e os conteúdos programáticos do 3º ano, tendo como objetivos específicos aprender a executar pirouette de 4ª e 5ª posição e seu aprimoramento; consolidar a pirouette de 2ª posição; trabalhar a meia ponta nas várias fases da aula (barra e centro) e aperfeiçoar o equilíbrio nas grandes poses (com e sem ½ ponta). A metodologia que norteou os procedimentos e a recolha de dados foi a Investigação-ação e, neste sentido, utilizaram-se as tabelas de observação, diários de bordo, videogravações, registos fotográficos e entrevista. Efetuámos testes complementares à metodologia, assim, para a avaliação do equilíbrio dinâmico, aplicou-se o Y Balance Test e para a avaliação do equilíbrio estático o retiré à ½ ponta. Com base nos resultados obtidos nos testes de avaliação do equilíbrio e o seu cruzamento com a observação efetuada pode inferir-se que os objetivos propostos foram alcançados, havendo uma melhoria no equilíbrio através de um programa de treino em dança que consistiu na intervenção pedagógica de 2 blocos de aulas em TDC e da aplicação de um circuito de treino em PF.