Browsing by Author "Carneiro, Marlita"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O fenómeno das fake news no contexto das relações públicasPublication . Carneiro, Marlita; Jorge, Nuno da SilvaAs fake news não são novas. Ao olhar-se para o passado da comunicação, consegue-se perceber que há fenómenos muito semelhantes: a desinformação, o boato, a pós-verdade e os pseudo-eventos. Contudo, atualmente, apresentam uma importância acrescida: têm os social media ao seu dispor, que lhes proporciona uma maior velocidade de propagação e, consequentemente, permite que se multipliquem e se tornem globais. É neste ponto que nos situamos, e é a partir deste contexto que se pretende compreender a natureza da relação entre as Relações Públicas e as fake news. Percebe-se que os profissionais desta área não podem ignorar a existência de fake news, sendo necessário monitorizar, avaliar e delinear estratégias de prevenção e de reação, tal como se torna imperativa a aposta na veracidade dos factos que se transmite aos media e na criação de relações com os stakeholders e públicos. Questiona-se a possibilidade de as Relações Públicas contribuírem para a literacia mediática e explora-se a relação entre os profissionais do setor e os jornalistas, tendo como base o panorama de fake news atual, verificando-se uma maior relevância da mesma. A sustentar a parte empírica desta dissertação estão as visões de 17 profissionais da área das Relações Públicas, que trabalham em agências de comunicação nacionais.