Browsing by Author "Campino, Miguel Alexandre Calha"
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- Avaliação energética de um sistema de gestão de propulsão de veículos híbridos plug-InPublication . Campino, Miguel Alexandre Calha; Henriques, Nuno Paulo Ferreira; Duarte, Gonçalo Nuno de OliveiraOs veículos híbridos Plug-in estão a começar a ganhar cada mais relevância no mercado automóvel, apesar de a complexidade inerente ao seu sistema de gestão de propulsão e a influência dos hábitos de carregamento dos utilizadores dificultarem a antecipação dos impactos energéticos e das suas emissões da sua utilização em ambiente real. O presente trabalho desenvolve um método genérico capaz de prever a variação do estado de carga da bateria como também estimar os diferentes modos de propulsão solicitados pelo veículo híbrido Plug-in em cada instante, tendo apenas por base dados dinâmicos medidos em ciclos de condução reais. Através da análise dos dados recolhidos, torna-se possível criar regras capazes de indicar o modo de propulsão, aferindo em cada instante a fonte energética em uso, individualmente ou de forma combinada, durante a fase de descarregamento da bateria. Posteriormente estima-se com base no método desenvolvido (Método ABCD) o consumo combustível e eletricidade, as emissões de gases poluentes e a proporção de distância percorrida em modo elétrico relativo à distância total (Utility Factor), sendo comparado com os resultados reais e a estimativa obtida através do Método VSP Padrão. Ainda assim, por forma a verificar a capacidade de adaptação do método desenvolvido (Método ABCD) aplicou-se o mesmo a cinquenta ciclos de condução de diferentes tipologias (Urbano, Misto e Extraurbano) e compararam-se os resultados com os resultados obtidos através do Método VSP Padrão. Os resultados obtidos permitiram obter, de uma forma geral, excelentes correlações entre a estimativa e a medição do estado de carga da bateria (𝑅 2>0.99) como também se obteve com base no método desenvolvido uma estimativa dos modos de propulsão com um acerto médio de 82,2% do período de Charge Depleting do ciclo de condução em estudo. Conclui-se então que o método desenvolvido, independentemente do ciclo de teste, demonstrou possuir um excelente desempenho, conseguindo equiparar-se ao desempenho do Método VSP Padrão, sendo por vezes mais exato que este, acrescentando ainda, informação sobre a gestão das fontes de propulsão, somente a partir de informação dinâmica.