Browsing by Author "Caiado, Sandra Filipa Lisboa"
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- Comunicação para a mobilização e inclusão sociais: a iniciativa PARTISPublication . Caiado, Sandra Filipa Lisboa; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Pereira, Sandra Cristina MartinsAs estratégias e as ferramentas de Relações Públicas (RP) contribuem para dar corpo à sociedade contemporânea, se encararmos o diálogo como o elemento fundamental da sua atividade. A comunicação no Terceiro Setor tem-se revelado essencial para a mobilização das comunidades locais e das organizações sem fins lucrativos, tanto para conceder visibilidade ao trabalho realizado neste âmbito, como para o credibilizar perante as diversas esferas da sociedade. A relação entre a arte e a sociedade, em particular as práticas artísticas participativas que se multiplicaram em diversos campos, na contemporaneidade, deram origem a projetos que não se cingem à representação da realidade, mas que se expandem abarcando a conceção de conhecimento e a construção de vínculos sociais (Sansi, 2015). As áreas de intervenção da comunicação para a mobilização social são amplas e podem contribuir para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida dos cidadãos e, por conseguinte, fomentar a justiça social. Para esta investigação foi escolhido, como estudo de caso, a Iniciativa PARTIS promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), que financia práticas artísticas para a inclusão social, com o objetivo de promover o bem-estar social e a igualdade de oportunidades junto de grupos sociais desfavorecidos e vulneráveis (FCG, 2021). O objetivo principal foi indagar se a Iniciativa artística PARTIS beneficia de uma comunicação capaz de contribuir para a mobilização social. Para tal, recorreu-se a uma metodologia com um enfoque eminentemente qualitativo, com a realização de entrevistas à entidade financiadora e às entidades promotoras dos projetos e procedendo-se à identificação das ferramentas de comunicação utilizadas por ambas. Os resultados obtidos indicam o predomínio de uma comunicação informal da FCG com os promotores dos projetos artísticos e pontualmente com alguns dos participantes, inexistindo um plano estratégico de comunicação alargado a todos os agentes, capaz de originar maior impacto social. Observa-se, portanto, uma comunicação mais direta e circunscrita a cada um dos projetos, competente para promover a mobilização dos agentes envolvidos, mas falta ainda garantir um papel mais estratégico em termos da comunicação para a mobilização social no âmbito da Iniciativa PARTIS.