Browsing by Author "Braz, Matilde Picciochi"
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- A diversidade cultural no jardim de infância: um olhar reflexivo sobre as representações de educadoras, crianças e famíliasPublication . Braz, Matilde Picciochi; Fuertes, MarinaO presente relatório tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa ao longo de todo o processo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), num contexto multicultural de jardim de infância, mais especificamente, com um grupo entre os quatro e os seis anos de idade. A sua estrutura encontra-se organizada em cinco capítulos que englobam a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer do estágio; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. Devido à multiculturalidade presente no contexto da minha PPS II, a problemática a investigar consiste na identificação das representações culturais de educadoras de infância, crianças e famílias, com o objetivo de compreender as suas principais potencialidades e desafios, bem como o posicionamento destes intervenientes perante essa diversidade. Deste modo, procurei fundamentar e justificar teoricamente a problemática selecionada, com o objetivo de tornar o tema de fácil de compreensão ao leitor, e apresentar os resultados sob a forma de esquemas, gráficos e/ou tabelas. Através do estudo realizado foi possível identificar que as educadoras possuem práticas espontâneas com estratégias implícitas; que as crianças compreendem que existem diferenças entre elas e que as famílias reconhecem a importância da diversidade cultural para a formação dos/as seus/as educandos. Enquanto futura profissional de educação, pretendo promover práticas inclusivas, alicerçadas na riqueza de diferentes realidades culturais, sociais e individuais. Assim, a minha ação será pautada pelos princípios da comunicação, respeito e integração, a fim de proporcionar aprendizagens significativas para todas as crianças.