Browsing by Author "Batalha, Ana Sofia Andrade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatosPublication . Batalha, Ana Sofia Andrade; Almeida, TiagoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), a qual decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa, com um grupo de 21 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Esta é uma instituição que pretende ser um apoio para as famílias do bairro em que está inserida, oferecendo uma resposta educativa ao nível de creche e jardim de infância (JI). É ainda uma instituição que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Este relatório tem como objetivo apresentar e descrever o caminho percorrido durante os quatro meses de intervenção pedagógica e desenvolvimento de uma atitude investigativa, enquanto educadora estagiária. Neste sentido, será apresentada ao leitor, numa primeira fase, a caracterização do contexto em questão, assim como as intencionalidades que guiaram o percurso realizado, sendo ainda explicitados os moldes em que decorreu a avaliação de toda a intervenção. Numa segunda fase, será apresentada a investigação realizada no contexto descrito, a qual incide no processo de apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos do grupo tendo em consideração os veteranos do mesmo. Este tema surgiu devido aos vários níveis de familiaridade das crianças da sala para com estes instrumentos, principalmente devido ao tempo em que estão inseridos na sala em questão. A investigação teve como objetivo, aquando da utilização dos instrumentos de pilotagem (diário, contar, mostrar ou escrever e mapa das comunicações), identificar o modo como os novatos se apropriam destes através da interação com os veteranos. Os resultados indicam que uma parte do grupo de novatos se apropria destes instrumentos apenas estando envolvido numa comunidade de prática e tendo como exemplo as ações realizadas pelos veteranos. No entanto, algumas destas crianças necessitam de um apoio mais próximo por parte do educador para que consigam atribuir significado a estes instrumentos e utilizar os mesmos com o objetivo de comunicar em grupo.