Browsing by Author "Bastos, Paula Maria Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem cooperativa em alunos com dificuldades de aprendizagemPublication . Bastos, Paula Maria Sousa; Madureira, IsabelEste projeto foi desenvolvido numa turma de 2º ano do ensino básico, em que se identificou como problema as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita num número elevado de alunos da turma (cerca de um terço), a que se associavam já alguns comportamentos de desmotivação e desinvestimento nas tarefas. Ora, a aprendizagem da leitura e da escrita, iniciada nos primeiros anos de escolaridade, é a base de todas as outras aprendizagens ao longo do percurso escolar, sendo por isso essencial para o sucesso educativo dos alunos. No entanto, nem todos os alunos têm a mesma facilidade em adquirir essas aprendizagens, razão pela qual os docentes tentam diversificar estratégias para promover o sucesso educativo. Neste sentido, a aprendizagem cooperativa surge como uma estratégia complementar no processo de ensino-aprendizagem, e tem como base as relações interpessoais e as competências sociais, que são consideradas essenciais e promotoras da aprendizagem. E, uma vez que a aprendizagem cooperativa é considerada por alguns autores como estratégia adequada para desenvolver competências, constituiu a nossa hipótese de ação, como resposta ao problema identificado. Trabalhando a pares ou em pequenos grupos em atividades de leitura e escrita observou-se que os alunos mostravam uma atitude de maior compreensão/aceitação das dificuldades do outro, uma menor preocupação com a sua dificuldade em executar a tarefa, o que contribuiu para o aumento da motivação e consequentemente facilitou o processo de aprendizagem. Foi possível observar, através deste projeto, que os alunos desenvolveram competências de leitura e de escrita, mostrando-se mais motivados para as atividades, verificando-se, deste modo, que o trabalho cooperativo facilita a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem, o que vai ao encontro dos estudos realizados por diversos autores.