Browsing by Author "Amaral, Vanessa"
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- O pas de trois do 3ºacto do bailado La Bayadère como estímulo da componente artística na aula de técnica de dança clássica.Publication . Amaral, Vanessa; Nascimento, VandaO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (8ª edição), da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa pretende expor a necessidade da valorização e promoção da expressividade do movimento, durante uma aula de técnica de dança clássica, salientando esta competência essencial na formação de bailarinos. Para a concretização desta temática, propusemos uma intervenção pedagógica que fomentasse a expressividade do movimento através do Pas de Trois do 3º acto do bailado La Bayadère, enquanto promotor das qualidades artísticas a serem incorporadas pelos alunos no âmbito das disciplinas de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico, do 5º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo de 2019/2020. O objetivo primordial deste estágio foi o favorecimento e desenvolvimento da componente artística nas aulas de técnica de dança clássica, assim como reforçar a importância que a aprendizagem do repertório clássico desempenha no desenvolvimento das qualidades estéticas e artísticas durante a formação dos alunos e futuros bailarinos. A metodologia utilizada para a realização do estágio incidiu nos pressupostos da investigação-ação, baseando-se nos instrumentos de recolha de dados caraterísticos desta metodologia e que nos permitiram alicerçar-nos no estudo proposto. Os diários de bordo, as grelhas de observação e o registo de imagem em vídeo foram os apoios necessários para a estruturação e elaboração do relatório deste estágio assim como a apresentação dos seus respectivos resultados. Com este estudo, pretendemos que a introdução de um excerto de uma peça de repertório fosse o motor de inspiração às competências artísticas, valorizando assim também a técnica, pois, para além das repetições e mecanizações exigidas pela componente técnica, a expressividade do movimento deverá igualmente estar presente desde o início da formação de um bailarino. Conclui-se com a análise reflexiva, que a introdução de peças de repertório é uma mais-valia para o desenvolvimento expressivo dos alunos em formação.