Browsing by Author "Almeida, Marta Botelho de"
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- Direitos de participação das crianças: estudo de caso num jardim de Infância em contexto do movimento da escola modernaPublication . Almeida, Marta Botelho de; Tomás, Catarina AlmeidaA participação das crianças é um tema central, nas últimas duas décadas, nos discursos científicos e políticos que são produzidos acerca da infância. A Sociologia da Infância assume esta problemática como fulcral na definição de um estatuto social da infância e na caracterização e desenvolvimento do seu campo de estudo, mais ainda quando se trata de realidade social bastante matizada e complexa. Esta investigação pretende discutir e analisar, a partir do quadro teórico da Sociologia da Infância, os direitos de participação das crianças em contexto de jardim-de-infância. Partindo dos principais pressupostos deste campo do saber, nomeadamente, que as crianças são atores sociais, seres competentes e sujeitos de direitos, este trabalho procura compreender de que forma e em que âmbitos, as crianças pequenas participam no contexto de um Jardim de Infância que segue o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) Do ponto de vista metodológico, esta investigação de natureza qualitativa, de âmbito compreensiva, centra-se num estudo de caso e assume um carácter exploratório. As principais técnicas de investigação utilizadas foram as entrevistas, realizadas à educadora de infância, e os grupos de discussão focalizada realizados com as crianças. A ausência de estudos em Portugal que considerem o cruzamento entre os direitos de participação de crianças pequenas e o modelo pedagógico do MEM confere a este estudo uma eventual abordagem inovadora, do ponto de vista académico, social e pedagógico. Não obstante, esta dimensão inovadora acarreta um conjunto de desafios teóricos, metodológicos e éticos uma vez que toda a reflexão desenvolvida sobre uma prática profissional, neste caso contextualizada no MEM, pressupõe um entendimento de que os fenómenos sociais resultam, em grande parte, dos significados que lhe são atribuídos por quem os define e explica, o que por sua vez, implica uma compreensão subjectiva desses mesmos fenómenos. Através deste estudo concluímos que a participação das crianças é promovida no contexto estudado. Observamos que a participação das crianças acontece de diversas formas e em diferentes âmbitos, como no planeamento, na avaliação, na realização de tarefas, atividades, projetos e outras propostas realizadas pelas crianças. Através do grupo de discussão focalizada compreendeu-se a diversidade de significados que as crianças atribuem à participação. Foi, ainda possível, perceber a importância que assume o papel dos adultos, nesta caso da educadora de infância, na promoção da participação o que se relaciona com os princípios e finalidades do Movimento da Escola Moderna, defendidos pela mesma.