Browsing by Author "Almeida, Diogo Nuno Marques"
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- Marketing Desportivo: Empreendedorismo e PatrocínioPublication . Almeida, Diogo Nuno Marques; Rita, JoãoExistem atualmente poucos estudos sobre o marketing desportivo. Sendo um conceito um pouco recente, não são muitos os investigadores que pegam nesta componente do marketing. Esta dissertação pretende contribuir para a continuidade do estudo do marketing desportivo, e como é que conceitos como empreendedorismo e patrocínio influenciam este tipo de marketing na criação de valor. O objetivo deste estudo passa por compreender o impacto dos patrocinadores nas organizações desportivas. Para tal, foram realizados dois métodos de estudo: inquérito por questionário a pessoas que pratiquem pelo menos uma atividade desportiva e uma entrevista ao presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa. Os dados recolhidos demonstram que 74% dos inquiridos acredita que as organizações desportivas cada vez mais dependem de terceiros para manter ou fazer crescer a sua posição no mercado. Dos 50 inquiridos, 88% acredita que o feedback dos consumidores influencia na tomada de decisão das organizações desportivas. Num modo geral, a maior parte das pessoas inquiridas tem noção do conceito de marketing desportivo bem como a importância dos patrocínios para a sua evolução. Em relação ao estudo efetuado à Federação Portuguesa de Ténis, é possível notar um claro investimento nos seus setores de atividade. A utilização de parcerias é um dos pontos chave para a sua evolução pois permite mais oportunidades de mercado bem como uma maior expansão da mesma. Com o aumento de procura e interesse por parte dos consumidores, as organizações desportivas tendem quase sempre a agradar o seu público-alvo. Por vezes estas procuram parceiros específicos pois sabem que esses são da preferência dos consumidores. Por consequência, pode constituir várias oportunidades de negócio e uma crescente valorização no mercado.