Browsing by Author "Alexandre, Ana Carolina Varela"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da emoção no impacto gerado pelas campanhas de sensibilização do terceiro setor: uma análise sobre a campanha “Para Ajudar Partilhe” da APAVPublication . Alexandre, Ana Carolina Varela; Miranda, Sandra Marisa LopesO presente estudo insere-se no âmbito da investigação sobre marketing social, concretamente no que toca à ligação permanente e indissociável das campanhas de sensibilização com a emoção. Pretende-se discorrer sobre o papel que a emoção enverga na publicidade, designadamente nas campanhas de sensibilização das organizações do terceiro setor. Principia-se com uma revisão da literatura acerca da temática das emoções e do marketing social no terceiro setor, envolvendo um leque de temas subjacentes a estes conceitos centrais. Pretende-se, posteriormente, no decorrer do enquadramento teórico, proporcionar ao leitor uma reflexão sobre o que são as emoções, como são geradas e qual o papel que desempenham no comportamento do consumidor, bem como sobre o surgimento do marketing social, as suas especificidades e o seu papel no seio da atividade do terceiro setor. O estudo recorreu ao método quantitativo, com recurso à técnica de inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 305 indivíduos. Analisaram-se três versões do cartaz de uma campanha de sensibilização sobre o tráfico de seres humanos, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), pretendendo-se estudar, de forma comparativa, como as emoções negativas podem influenciar a compreensão e a recetividade às campanhas de sensibilização. Conclui-se na investigação que os apelos a emoções negativas, frequentemente utilizados nas campanhas de sensibilização do terceiro setor, são, de acordo com os sujeitos de análise, um meio eficaz na transmissão da mensagem da campanha da APAV em análise.
