Browsing by Author "Alcobia, Helena Isabel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A divisão no 4º ano de escolaridadePublication . Alcobia, Helena Isabel da Silva; Serrazina, Maria de LurdesEste estudo tem como objetivos: (i) perceber qual a compreensão que os alunos do 4º ano de escolaridade têm do conceito de divisão e (ii) analisar o desempenho que os alunos evidenciam na resolução de problemas que têm implícito o conceito de divisão. Para tal, procurou responder-se a quatro questões: a) Como é que os alunos reconhecem a operação de divisão na resolução de problemas? (problemas que têm implícito o conceito de divisão); b) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas de divisão?; c) Que dificuldades manifestam os alunos quando resolvem tarefas de divisão?; d) Quais os aspetos do sentido do número revelados pelos alunos na resolução de tarefas de divisão? De acordo com a problemática em estudo, a abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa com carácter interpretativo (Bogdan & Biklen, 1994), na modalidade de estudo de caso (Yin, 2009). O estudo consistiu na criação de uma sequência de aprendizagem, constituída por seis problemas de divisão, tendo sido a mesma aplicada numa turma do 4º ano do Ensino Básico, na qual era professora de apoio educativo, no ano letivo 2013/2014. A que se seguiu a análise das estratégias utilizadas por quatro alunos na resolução dos problemas. Os alunos estavam integrados na turma e pertenciam ao mesmo grupo de trabalho. Os resultados do estudo revelam que os alunos recorrem a estratégias aditivas e multiplicativas muito diversificadas, tendo sido identificadas as seguintes: adição de dobros, adição repetida de parcelas iguais, usar a subtração, usar fatores de referência, usar múltiplos de 10, usar o dobro, multiplicar sucessivamente, multiplicar em coluna. Recorrem ainda às seguintes estratégias: usar o valor de posição e tentativa e erro. Os alunos fazem também a representação do algoritmo da divisão, mas recorrem para isso a uma estratégia multiplicativa. Os alunos optam por utilizar estratégias multiplicativas na resolução de problemas de divisão, com grande frequência e com sucesso, embora também recorram, com menor frequência, a estratégias aditivas, com recurso à adição e subtração.