Browsing by Author "Aguiar, Ana Cristina Feliciano Pereira de"
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- Articulação entre as instituições de educação de infância e as famílias:relevância da participação das famílias nas propostas da educadoraPublication . Aguiar, Ana Cristina Feliciano Pereira de; Gomes, ElisabeteO presente relatório espelha, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, as vivências na Prática Profissional Supervisionada (PPS) nos contextos socioeducativos de Creche e Jardim-de-Infância (JI), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório terá por base o trabalho desenvolvido com os dois grupos de crianças, as suas famílias e as equipas educativas. A PPS teve início com o estágio em Creche, onde trabalhei com crianças dos 12 aos 24 meses, finalizando com a intervenção em JI, na qual pude partilhar a rotina diária com crianças dos 3 aos 6 anos. A intervenção em Creche decorreu de 9 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, sendo que o estágio em JI foi de maior duração, com início a 10 de fevereiro e término a 23 de maio de 2014. Neste período surgiu o interesse por aprofundar o tema “A articulação entre as instituições de educação de infância e as famílias”, dando um maior foco à pertinência das famílias participarem nas propostas da educadora. O interesse pelo tema foi ao encontro das necessidades enquanto futura educadora de infância e tendo em conta a análise feita ao contexto socioeducativo de JI. A relação de articulação entre as instituições e a família tem influência no comportamento e desenvolvimento da criança, sendo que quanto mais jovem for a criança, mais esta relação é preponderante para o seu futuro. Deste modo, é importante que haja uma complementaridade entre estes dois agentes socializadores, realçando que nenhum dos dois poderá ser substituível. O processo de investigação teve início através das observações realizadas nos contextos e da leitura dos documentos regulamentares dos mesmos, permitindo-me realizar a sua caraterização socioeducativa e perspetivar as intenções previstas para os dois contextos. Posteriormente, foi necessário recorrer à literatura e realizar o enquadramento conceptual, bem como a realização de uma entrevista à educadora cooperante, a fim de aprofundar o tema da problemática e de fazer um levantamento de várias estratégias a utilizar.