Browsing by Author "Abreu, Renato"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Assessment and impact of the risk of exposure of Portuguese biomedical scientists in the context of COVID-19Publication . Tavares, Ana Sofia; Bellém, Fernando; Abreu, Renato; Leitão, Maria do Céu; Medeiros, Nuno; Alves, Patrícia; Calmeiro, LuísCurrently, the main public health concern worldwide is the COVID-19 pandemic, caused by SARS-CoV-2, which was recently discovered and described. Due to its high pathogenicity and infectiousness, it is necessary to determine the risk healthcare professionals face every day while dealing with infected patients and contaminated biological samples. The purpose of this study was to assess Portuguese Biomedical Scientists' risk of COVID-19 exposure and related stress appraisals. One hundred and forty participants completed online versions of the WHO's Risk Assessment and Management of Exposure Survey and the Stress Appraisal Measure. Participants worked mainly in outpatient settings (45%), and in emergency services (28%). Twenty-three percent of participants were exposed to COVID-19 through community exposure, and 39% through occupational exposure. Although 95% reported using personal protective equipment (PPE), 83.6% were at high risk of infection. However, the use of some types of PPE was related to the risk of exposure. Participants reported moderate perceptions of stress and threat, but also moderate perceptions of control over the situation. These results may contribute to more efficient risk management of these professionals and prevent disease transmission in hospitals and communities.
- Avaliação de dois métodos laboratoriais para diagnóstico de hidatidosePublication . Batista, Generosa; Magalhães, Zúzeca; Abreu, Renato; Caria, Elisa; Almeida, AnaA hidatidose, vulgarmente conhecida por quisto hidático, é causada pelos estados larvares do parasita Echinococcus granulosus. O seu diagnóstico baseia-se na clínica, na epidemiologia e nas técnicas imagiológicas, sendo suportado por testes serológicos. O tratamento mais comum é o cirúrgico, sendo importante o diagnóstico definitivo da doença antes da cirurgia, para se prevenir a disseminação dos quistos que pode ocorrer durante a mesma. Neste trabalho comparam-se dois métodos imunoserológicos para o diagnóstico da hidatidose: Enzyme-linked Immunosorbent Assay (ELISA) para pesquisa de Imunoglobulina G; e Fluoro-enzyme Immunoassay (FEIA) para pesquisa de Imunoglobulina E. Dos 55 indivíduos incluídos no estudo, todos em fase pré-operatória, 31% possuíam quisto hidático calcificado, 54,5% quisto hidático não calcificado e 14,5% não possuíam hidatidose, mas quistos simples. Os testes apresentaram a mesma especificidade (87,5%), sendo a sensibilidade do ELISA IgG mais baixa (63,8%) do que a do FEIA IgE (76,6%). Foi demonstrada uma boa correlação entre os dois métodos (r = 0,726, p < 0,05).
- Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSLPublication . Miguel, Ângela; Pardal, Bruna; Leal, Catarina; Jerónimo, Rita; Abreu, Renato; Poças, Ilda MariaIntrodução – O desenvolvimento tecnológico levou à necessidade de adquirir novos métodos de aprendizagem complementares aos tradicionais. Assim, surge o mobile learning como um método de educação à distância em que se usam dispositivos móveis para ensinar e aprender. Na área disciplinar de Ortóptica ainda não existem conteúdos visuais credíveis em português nas plataformas digitais. Objetivos: Facultar aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão vídeos da execução prática de diversos exames de avaliação clínica, facilitadores do processo de aprendizagem na prática clínica da avaliação da motilidade ocular e da visão binocular. Método – Estudo de paradigma quantitativo, descritivo observacional com uma amostra de 108 estudantes (n=108). Foram gravados 13 vídeos da prática clínica de avaliação clínica de ortóptica e publicados no YouTube. Para avaliar a perceção dos estudantes na visualização de vídeos como contributo facilitador do processo de aprendizagem prática aplicou-se um questionário previamente validado aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Resultados e Discussão – A maioria da amostra é do género feminino (n=108; 80,56%) e a idade variou entre os 18 e 37 anos, com média de 21,12±2,96. Obtiveram-se 29 respostas do 1º ano (26,85%), 26 do 2º ano (24,07%), 18 do 3º ano (16,67%) e 35 do 4º ano (32,41%). Toda a amostra considera os vídeos uma forma complementar de estudo ao ensino tradicional; 98,14% (n=106) afirmam que os vídeos estimulam o interesse pela área abordada; 96,30% (n=104) refere adquirir mais rapidamente os conhecimentos através dos vídeos; 92,59% (n=100) pensam utilizá-los no seu estudo. Conclusão – Os vídeos são considerados uma boa forma complementar ao estudo individual, existindo interesse na expansão do canal do YouTube a outras áreas das ciências da visão e na realização de vídeos de avaliação clínica de ortóptica de indivíduos com diferentes patologias da motilidade ocular e da visão binocular.
- Do presencial… à distância! Alinhar a mudança para garantir qualidade do ensinoPublication . Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, VítorObjetivo: Criar questões relevantes e o ambiente adequado para a realização de testes à distância. Sumário: 1. Alinhamento construtivista. 2. Avaliação formativa e sumativa em EaD. 3. Boas práticas na avaliação de estudantes em EaD. 4. Boas práticas para testes online em EaD. 5. Como reduzir a oportunidade de fraude académica em EaD.
- Ensino a distância com recurso a MOOC para a capacitação ambientalPublication . Miranda, Sandra; Almeida-Silva, M.; Sarreira, Pedro; Camus, Cristina Inês; Monteiro, Ana; David, Alexandra; Manteigas, Vítor; Abreu, RenatoO contínuo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reorganizaram o modo como vivemos, comunicamos e aprendemos. Para as instituições de ensino superior, as TIC potenciaram o crescimento das modalidades do ensino a distância e a abertura de novos ambientes de aprendizagem, com recurso à educação digital. Como exemplo, os MOOC ganharam protagonismo a partir do movimento da educação aberta, do software livre e da disponibilização de conteúdos abertos e representam ainda uma inovação educativa, que combina e difunde os recursos tecnológicos. O Politécnico de Lisboa, naquela que foi uma iniciativa pioneira, conjunta e multidisciplinar, mobilizou quatro das suas unidades orgânicas (ESCS, ESELx, ESTeSL e ISEL), como o apoio do EaD@IPL – Grupo de Ensino a Distâncias do Politécnico de Lisboa, para a criação do MOOC “Sustentabilidade Ambiental: Mobilizar, Observar e Operacionalizar”, alojado na plataforma NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências”.
- O ensino à distância no Politécnico de Lisboa: diagnóstico de necessidades de formaçãoPublication . Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Abreu, Renato; Rodrigues, Ricardo Pereira; Martinho, Carla; Escudeiro, MariaNo contexto da situação pandémica associada à COVID-19, o Politécnico de Lisboa criou a Unidade de Ensino à Distância, que tem como principal objetivo promover a inovação pedagógica e a competência digital, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia da comunicação. Decorrente da sua missão, em abril de 2021 foi aplicado um inquérito por questionário online aos docentes do IPL que visava identificar as necessidades de formação no domínio do ensino à distância.
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa combate COVID-19 com EaDPublication . Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, VítorNo cumprimento das orientações das autoridades competentes relativamente à pandemia de COVID 19 a ESTeSL suspendeu as atividades letivas presenciais, passando os ciclos de estudos a funcionar em “Ensino a Distância”. Objetivos do GADMED: planear, implementar e monitorizar o processo do ensino a distância, no âmbito de um desenvolvimento estratégico; incentivar e apoiar a criação de cursos online de diferentes tipologias, nomeadamente MOOCs e webinários; promover formações de apoio e desenvolvimento do “Ensino a Distância”, adequadas para docentes e/ou estudantes.
- Estratégias e ferramentas de avaliação à distância com recurso ao Moodle: como criar um teste no MoodlePublication . Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, VítorNa sequência das medidas assumidas para fazer face à atual conjetura social e académica e tendo em conta a necessidade de “ em todas as UC, a avaliação da aprendizagem à distância, por meios remotos, recorrendo à monitorização através de ferramentas digitais existentes e/ou a disponibilizar”, a Presidência decidiu promover uma formação sobre estratégias e ferramentas de avaliação à distância com recurso à plataforma Moodle, através do GADMED. Objetivo 1. Construir um teste e base de dados de perguntas, na plataforma Moodle. Parte I - Como criar o seu teste. Objetivo 2. Criar questões relevantes e o ambiente adequado para a realização de testes à distância. Parte II - Como criar perguntas na base de dados. Parte III - Como adicionar as perguntas da base de dados ao teste.
- Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercisePublication . Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João Filipe; Luís, Maria Carolina; Pereira, Miguel Oliveira; Abreu, RenatoIntense physical exercise without a planned or structured physical activity can induce potentials risks in the human body. The objective of this study is to verify the existence of a modulation of the values of creatinine and urinary proteins after performing a training session of high intensity. Furthermore, we intend to verify the existence of significant alterations of these analytes in sportsmen who regularly use protein supplementation, compared to a group of athletes who do not use supplementation after performing the same high-performance training. A convenience sample of 18 sportsmen attending gyms, both genders and between the ages of 18 and 35 were divided into two groups: users of protein supplementation (n = 9) and individual non-users of protein supplementation (n = 9). The two groups were subjects to a physical activity training session of high intensity, performed by a qualified professional. Urine samples were collected before and after the training session and proteinuria and creatinuria were analyzed by the Abbott® Architect C8200 system. Statistical treatment of the results was performed using the SPSS (version 22), as well as descriptive and inferential statistics. Results showed that in both groups, physical exercise-induced a significant increase in all these parameters. Both levels of protein and creatinine increased in urine approximately twice more after the physical training with an estimated time of 45 minutes. However, no statistically significant changes were observed from one group to another, although there were slight changes in the user group of protein supplementation.
- Evaluation of urinary protein and creatinine concentration in athletes after high-performance physical exercisePublication . Tavares, Ana Sofia; Ladeira, Carina; Quintão, João; Luís, Carolina; Pereira, Miguel; Abreu, RenatoA atividade física desempenha um papel essencial na saúde dos indivíduos, diminuindo riscos de doenças cardiovasculares e prevenindo várias outras doenças. Apesar de todos os benefícios, a atividade física intensa é uma causa conhecida de modificação da fisiologia renal. Durante o exercício físico, o organismo origina creatinina a partir da creatina, sendo posteriormente transportada até a corrente sanguínea e eliminada através da urina. Por outro lado, o aumento do lactato leva a alterações conformacionais nas PT séricas, podendo levar ao aumento da permeabilidade do glomérulo e por conseguinte a sua excreção. A relação proteinúria/creatinúria (RPC) em amostras de urina, expressas em mg/dL, estima a quantidade de proteínas excretadas em 24H, no entanto, a utilização deste rácio numa amostra de urina ocasional, também permite obter uma estimativa da quantidade de proteínas excretadas ao longo do dia. A RPC é considerada um método eficaz para monitorizar a perda de proteínas na urina, bem como para acompanhar a evolução das glomerulonefrites. O uso excessivo de suplementos proteicos, sem prescrição médica pode constituir um risco para a saúde, uma vez que pode proporcionar efeitos negativos no metabolismo hepático e renal. Objetivo geral: Descrever os níveis de proteínas e creatinina na urina, antes e depois de um treino de alto rendimento, em duas populações distintas: utilizadores de suplementação proteica e não utilizadores de suplementação proteica.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »