ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado by Author "Almeida, Ana Sofia Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelo de implementação dos princípios lean em projetos de melhoria contínua numa empresa do setor elétricoPublication . Almeida, Ana Sofia Costa; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoNo paradigma atual, as empresas precisam de se tornar cada vez mais eficientes para que continuem a ser competitivas no mercado em que atuam, sendo importante implementarem práticas que permitam a redução de desperdícios, ou preferencialmente, a sua eliminação. Neste âmbito, surge a presente Dissertação de Mestrado, que pretende estudar a importância da abordagem Lean na competitividade das organizações. Para tal foram estudados a Filosofia Lean e o Pensamento Lean, a base para implementação de práticas de redução de desperdícios. Estes conceitos servem de suporte para toda a dissertação, tendo como ponto fulcral o conceito de desperdício. O principal objetivo desta dissertação foi a criação de um modelo conceptual que envolve seis subfases: Definir, Caracterizar, Analisar, Classificar, Melhorar e Verificar. Em cada uma delas, foram utilizadas ferramentas Lean, contribuindo assim para alcançar os objetivos da respetiva subfase. O cerne deste estudo prende-se com a classificação das atividades de um determinado processo, em atividades de valor acrescentado e atividades de valor não acrescentado, seguido da medição do desempenho global desse processo através do Seis Sigma e do Balanced Scorecard. Sendo o processo de manutenção o que, muitas vezes, devido a ineficiências, representa os maiores custos para a organização, o modelo conceptual foi aplicado a uma empresa do setor elétrico, analisando o processo de Manutenção, com o objetivo de tornar esse processo mais eficiente. O caso de estudo foi aplicado à empresa EDP Produção, na Central do Ribatejo, no âmbito do protocolo de estágio curricular entre a EDP Gestão da Produção de Energia, S.A. e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Aliado a este estudo, surge a importância do desenvolvimento e inovação tecnológica, que permite aumentar a eficiência do processo e reduzir ou eliminar atividades de valor não acrescentado. Ao utilizar um novo software aplicado ao processo de manutenção da Central do Ribatejo, prevê-se que seja possível reduzir 36% do lead time, com a sua total implementação, o que correspondente a uma redução de 2,1 horas de trabalho. Com a implementação de outras melhorias sugeridas, o processo de manutenção poderá atingir um aumento de 43% na eficiência, em comparação com o processo original (uma redução adicional de 0,5 horas de trabalho).