Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9479
Título: “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança
Autor: Bandeira, Joana Filipa Pereira
Orientador: Friães, Rita
Palavras-chave: Atelier
Exploração livre
Materiais
Desenvolvimento
Free exploration
Materials
Data de Defesa: 26-Abr-2018
Citação: Bandeira, J. F. P. (2018). “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9479
Resumo: O presente relatório consiste numa análise crítica e reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, entre 25 de setembro e 18 de janeiro. Durante este período vivenciei o papel de estagiária numa sala de jardim de infância. O relatório em questão visa partilhar e demonstrar as vivências e evidências observadas e registadas de forma reflexiva e fundamentada no decorrer da prática educativa, nomeadamente caraterizar o meio e o contexto socioeducativo, descrever o processo de planeamento, ação e de avaliação da intervenção e, ainda, dar conta do processo investigativo que se desenvolveu em torno de uma problemática emergente do contexto em que estive integrada. Face ao que foi referido, a investigação desenvolvida emergiu de um conjunto de observações que apontavam para a escassa escolha das crianças pela área do atelier (catorze das vinte e cinco crianças demonstravam falta de gosto pela área, enumerando diversas razões). Assim, a presente investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, com recurso à modalidade de investigação-ação, onde através de um plano de ação se procurou colmatar esta fragilidade. Deste modo, pretendi compreender: 1) Qual a influência dos materiais nas escolhas das crianças?; 2) Como é que as crianças exploram os novos materiais da área? 3) Quais as preferências das crianças na área do atelier?; e 4) Que contributos tem a área do atelier para o desenvolvimento das crianças?. Com a utilização de diversas técnicas (observação direta participante, observação sistemática e observação indireta) e de instrumentos (notas de campo e fotografias) foram recolhidos dados fundamentais para responder às questões propostas. Assim, através dos dados recolhidos e, consequente, análise pôde-se constatar que, no grupo da sala 8, a intervenção na área do atelier teve um impacto bastante positivo. Sobressaindo que os materiais disponíveis na área se traduziram numa motivação constante para a exploração do atelier, levando a que existisse um aumento do número de crianças que escolhiam esta área. Sendo que, essa exploração levou a novas aprendizagens e potenciou, constantemente, o desenvolvimento das crianças nas diversas áreas. Ressalta, deste modo, que a área do atelier numa sala de jardim de infância contribui para o desenvolvimento integral das crianças.
ABSTRACT The present report consists of a critical and reflexive analysis of the Supervised Professional Practice held under the Master's in Pre-School Education, between September 25th and January 18th. During this period the intern role was experienced in a kindergarten room. This report aims to share and demonstrate the experiences and evidences observed and recorded in a reflective and informed way during the educational practice, namely to characterize the environment and the socio-educational context, to describe the process of planning, action and evaluation of the intervention and to demonstrate the investigative process that was developed around a emerging problematic from the context I was integrated. In the light of the above, the research emerged from a set of observations that showed the children's lack of choice in the atelier area (fourteen of the twenty-five children showed lack of taste in the area, enumerating several reasons). The research developed t0akes a qualitative approach using action-research, where through an action plan it was sought to fill this fragility. Therefore, the present investigation seeks to understand: 1) What is the influence of the materials on children’s choices?; 2) How do children explore the new materials in this area?; 3) Which are the preferences of the children in the area of the atelier?; 4) What contributions has the area for the development of children?. In order to answer the questions, I used different techniques (direct participant observation, systematic observation and indirect observation) and instruments (field notes and photographs). Thus, through the data collected and analysed it can be seen that, in the group of room 8, the intervention in the area of the atelier had a very positive impact. It should be emphasized that the available materials in the area translated into a constant motivation for the exploration of the studio, leading to an increase in the number of children choosing this area. This exploration led to new learning and constantly enhancing the development of children in various areas. It emphasizes, therefore, that the area of the atelier in a kindergarten room contributes to the integral development of the children.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9479
ISSN: 202030393
Designação: Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório-de-estágio_JoanaBandeira_2016142.pdf6,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.