Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/8035
Título: A importância da afetividade na relação pedagógica no pré-escolar
Autor: Pereira, Cláudia Isabel Vieira
Orientador: Brito, Rita
Palavras-chave: Afetividade
Criança
Educador
Relação pedagógica
Educação pré-escolar
Affectivity
Children
Kindergarten
Teacher
Pegagogical relationship
Pre-school education
Data de Defesa: 13-Jul-2017
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada Módulo II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento visa a análise reflexiva e crítica da ação por mim desenvolvida em contexto de Jardim de Infância. Intitulado como “A importância da afetividade na relação pedagógica no pré-escolar”, este relatório tem como objetivo ilustrar todo o processo por mim vivido durante o período de intervenção não só em Jardim de Infância, mas também em creche, uma vez que o tema surgiu neste segundo contexto. A problemática que decidi aprofundar neste relatório surgiu, como referi, aquando da intervenção em creche, e manteve-se significativa para mim até hoje. Por ter sido uma das minhas principais preocupações e intenções para a ação, a importância da afetividade na relação pedagógica foi a temática escolhida para abordar neste relatório. Acredito que o educar e o cuidar são duas ações indissociáveis e, como tal, cabe ao educador construir com o seu grupo de crianças uma relação sólida e harmoniosa, com base na confiança e no afeto. Com o intuito não só de aprofundar conhecimento, mas também de cruzar a minha opinião com as de profissionais da educação, procedi à realização de entrevistas a várias educadoras de infância, assistentes operacionais e encarregados de educação, com as quais me fui cruzando ao longo do meu percurso académico, quer durante a Licenciatura, quer durante o Mestrado. Assim, o objetivo do estudo passa por averiguar até que ponto a afetividade é importante na relação pedagógica estabelecida com crianças em idade pré-escolar, respondendo às questões “Será possível educar crianças sem estabelecer com elas laços afetivos?”, “Será a afetividade a chave para a construção de uma relação pedagógica de excelência?”, “Que tipo de relação deve o educador criar com o seu grupo de crianças?”, “Será que a existência de afetividade na relação pedagógica impede o respeito pelo adulto e o cumprimento de regras?”. No que diz respeito à metodologia utilizada, o estudo de caso, importa referir que as técnicas de recolha de dados foram a observação direta, as notas de campo e entrevistas. Os principais resultados obtidos prenderam-se essencialmente com opiniões e comportamentos de todos os intervenientes (educadoras, assistentes operacionais, crianças e as suas famílias) que revelaram que a afetividade é, de facto, um veículo para a gestão do grupo, bem como um pilar da relação pedagógica. Os resultados obtidos neste estudo de caso, indicam a importância da afetividade na relação pedagógica em contexto pré-escolar, para que as crianças se sintam seguras e confiantes, aptas a realizar todas as aprendizagens que lhes são possíveis, de forma global e harmoniosa.
ABSTRACT This report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice Module II, of the Master's in Pre-School Education. This document aims at the reflexive and critical analysis of the action I developed in the context of kindergarten. Entitled "The importance of affectivity in the pedagogical relationship in preschool", this report aims to illustrate the whole process I experienced during the intervention period not only in kindergarten but also in day care, since the theme emerged in this second context. The problem that I decided to go into this report came up, as I mentioned, when attending day care, and it has remained significant for me to this day. Because it was one of my main concerns and intentions for action, the importance of affectivity in the pedagogical relationship was the theme chosen to address in this report. I believe that education and caring are two inseparable actions and, as such, it is up to the educator to build a solid and harmonious relationship with his or her group of children based on trust and affection. In order not only to deepen knowledge, but also to cross my opinion with those of education professionals, I conducted interviews with several kindergarten teachers, operational assistants and parents, with whom I academic course, both during the Bachelor's degree and during the Master's program. Thus, the objective of the study is to determine the extent to which affectivity is important in the pedagogical relationship established with pre-school children, answering the questions "Is it possible to educate children without establishing affective ties?", "What kind of relationship should the educator create with his or her group of children?", "Does the existence of affectivity in the pedagogical relationship prevent respect for the adult and the fulfillment of rules?". With regard to the methodology used, the case study, it should be noted that the techniques of data collection were direct observation, field notes and interviews. The main results obtained were essentially related to the opinions and behaviors of all stakeholders (kindergarten teachers, operational assistants, children and their families) who revealed that affectivity is, in fact, a vehicle for group management, as well as a pillar of the pedagogical relation. The results obtained in this case study indicate the importance of affectivity in the pedagogical relationship in a pre-school context, so that children feel confident and able to carry out all the learning that is possible, in a global and harmonious way.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/8035
Designação: Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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