Repository logo
 
Publication

Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores

dc.contributor.authorTeberosky, Ana
dc.date.accessioned2013-10-29T12:12:54Z
dc.date.available2013-10-29T12:12:54Z
dc.date.issued2011-03
dc.description.abstractO artigo apresenta uma experiência de ensino aprendizagem do modo escrito que se realiza na pré-primária e na primária em Barcelona nos últimos anos. Esta experiência apoiase em aspectos de desenvolvimento interpretados através de uma perspectiva constructivista sobre aprendizagem da escrita. Apoia-se, igualmente, em aspectos educativos sobre as condições que o ensino deveria cumprir considerando as competências das crianças em relação a actividades, materiais e textos. Completa-se a descrição com algumas achegas sobre a formação dos professores em actividade reflexiva sobre as condições referidaspor
dc.description.abstractResumen: Este capítulo presenta una experiencia de enseñanza y aprendizaje del lenguaje escrito que realizamos en escuelas de Educación Infantil y Primaria de Barcelona en los últimos años. Esta experiencia se apoya en aspectos evolutivos interpretados desde una perspectiva constructivista sobre el aprendizaje de la escritura, así como en aspectos educativos sobre las condiciones que la enseñanza debería cumplir considerando las competencias infantiles en relación a actividades, materiales y textos. La descripción se completa con aportaciones sobre la formación de los profesores en una actividad reflexiva sobre dichas condiciones.por
dc.description.abstractAbstract: This chapter presents an experiment in the teaching and learning of the written language carried out in nursery and elementary schools in Barcelona in recent years. This experiment is based on developmental aspects interpreted from a constructivist perspective of the learning of writing, as well as on educational aspects of requirements that should be fulfilled with regard to children’s competences concerning activities, materials and texts. The description is complemented with contributions on the training of teachers through an activity involving reflection on these requirements.por
dc.identifier.citationAna Teberosky (2011). Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores. Da Investigação às Práticas ,1 (1), 6-23.por
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2816
dc.language.isospapor
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispor
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/52/53por
dc.subjectTeaching of the written languagepor
dc.subjectTextspor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.titleProgramar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Programar la leitura e la escrita.pdf
Size:
180.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections