Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A discussão de dilemas morais e o desenvolvimento de competências sociais em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_Mafalda Limão_vf.pdf8.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte do relatório será apresentada a descrição e análise reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. A PES vivenciada no 1.º CEB desenvolveu-se numa turma de 4.º ano de escolaridade, pertencente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e a PES experienciada no 2.º CEB decorreu em duas turmas de 6.º ano de escolaridade, numa instituição pública. Numa segunda parte, o presente relatório contempla o estudo empírico realizado no contexto da PES II, intitulado A discussão de dilemas morais e o desenvolvimento de competências sociais em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como finalidade estudar a possível relação existente entre a promoção do desenvolvimento das competências sociais, morais e comunicativas em alunos do 2.º CEB, através da discussão de dilemas morais. Em conformidade com o objetivo do estudo, foram selecionados como objetivos específicos: (i) Caracterizar as competências sociais dos alunos e a sua evolução; (ii) Caracterizar o desenvolvimento sociomoral dos estudantes e a sua evolução; (iii) Caracterizar o discurso transitivo dos alunos e a sua evolução. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, próxima da investigação-ação, e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados o questionário de tipo autorrelato misto, a observação direta e reativa e o focus group. Os dados recolhidos foram tratados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicaram um desenvolvimento positivo das competências sociais e do discurso transitivo dos participantes, não tendo sido observadas quaisquer tipos de alterações no desenvolvimento sociomoral.
This report is developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of this report presents the description and reflective analysis of the observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The STP experienced in the 1st CBE took place in a 4th grade class, of a Private Social Solidarity Institution, and the STP experienced in the 2nd CBE took place in two 6th grade classes, in a public institution. On the second part, this report includes the empirical study carried out in the context of the STP II course, entitled The discussion of moral dilemmas and the development of social competencies in 2nd Cycle of Basic Education students, which aimed at studying the possible relationship between the promotion of the development of social, moral and communicative competencies of 2nd CBE students through the discussion of moral dilemmas. In accordance with the objective of the study, the following specific objectives were selected: (i) to characterize students’ social skills and their evolution; (ii) to characterize students’ sociomoral development and their evolution; (iii) to characterize students' transitive speech and its evolution. For this purpose, a qualitative methodology, close to action research, was used, and the techniques used for data collection were the mixed self-report questionnaire, direct and reactive observation, and the focus group. The data collected were treated according to the assumptions of content analysis. The results of the study indicated a positive development of the participants' social skills and transitive speech, and no changes were observed in their sociomoral development.

Description

Relatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Competências sociais Desenvolvimento sociomoral Discurso transitivo Dilemas morais Social skills Sociomoral development Transitive speech Moral dilemmas

Citation

Estêvão, M. B. L. (2021). A discussão de dilemas morais e o desenvolvimento de competências sociais em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14510

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue