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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação insere-se no contexto de supervisão da intervenção educativa nos
cursos de formação inicial da licenciatura em Educação de Infância na ESElx. Tem
como objectivo principal caracterizar o processo de supervisão desenvolvido pelas
orientadoras cooperantes e identificar um perfil de competências do orientador
cooperante que se revele, para os estudantes, facilitador do processo de
aprendizagem da profissão.
No que respeita às opções metodológicas, caracteriza-se por um estudo de natureza
qualitativa, de cariz interpretativo.
A análise dos dados, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo,
tendo as categorias de análise emergido dos discursos das participantes
Os resultados do estudo evidenciam a supervisão como uma actividade ligada ao
apoio, à orientação e à formação do estudante. Identificam um perfil de competências para o orientador cooperante no qual são contempladas competências pessoais e
profissionais, constituindo-se as competências relacionais e de comunicação mais valorizadas e determinantes no desenvolvimento do processo.
Description
Keywords
Supervisão Perfil de competências Desenvolvimento profissional Orientador cooperante Supervision Competencies profile Professional development Cooperative teacher