Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Supervisão da prática pedagógica : que perfil de competências para o orientador cooperante?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao_Supervisao_Pratica_Pedagogica_2011.pdf693.91 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação insere-se no contexto de supervisão da intervenção educativa nos cursos de formação inicial da licenciatura em Educação de Infância na ESElx. Tem como objectivo principal caracterizar o processo de supervisão desenvolvido pelas orientadoras cooperantes e identificar um perfil de competências do orientador cooperante que se revele, para os estudantes, facilitador do processo de aprendizagem da profissão. No que respeita às opções metodológicas, caracteriza-se por um estudo de natureza qualitativa, de cariz interpretativo. A análise dos dados, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo, tendo as categorias de análise emergido dos discursos das participantes Os resultados do estudo evidenciam a supervisão como uma actividade ligada ao apoio, à orientação e à formação do estudante. Identificam um perfil de competências para o orientador cooperante no qual são contempladas competências pessoais e profissionais, constituindo-se as competências relacionais e de comunicação mais valorizadas e determinantes no desenvolvimento do processo.

Description

Keywords

Supervisão Perfil de competências Desenvolvimento profissional Orientador cooperante Supervision Competencies profile Professional development Cooperative teacher

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License