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Estudo dos sistema de automação da protecção diferencial de linha e comparação direccional

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O tema do sistema de automação da protecção diferencial de linha e comparação direccional é merecedor de uma nova abordagem devido às recentes inovações tecnológicas ocorridas desde o aparecimento dos relés digitais e à consequente comunicação entre os sistemas de protecção, em particular na comunicação entre protecções diferenciais de linha. A protecção diferencial de linha apresenta claras vantagens face às protecções actualmente utilizadas para a protecção de linhas de transmissão e distribuição, tais como, Protecção de Máximo Intensidade de Fase, Máximo Intensidade Homopolar Direccionale Protecção de Distância. Contudo, existem alguns problemas associados a este tipo de protecções, nomeadamente na comunicação entre relés. Para automação e comunicação de protecções diferenciais de linhas de transmissão, no caso da ocorrência de defeitos na zona protegida pelo sistema de protecção diferencial foi empregue um método inovador para este tipo de sistema. Uma vez que a eficácia da actuação das protecções diferenciais depende do rigor das variáveis que são necessárias enviar entre protecções que se encontram localizadas em subestações distintas, recorreu-se à utilização de um automatismo para comunicação entre relés suportado pelo desenvolvimento de novos algoritmos para detectar quase instantaneamente um defeito em qualquer zona de protecção de uma linha de transmissão. Estes algoritmos são baseados na Transformada de Park, pelo que, é introduzido um novo conceito neste tipo de protecções. Através destes algoritmos é possível atenuar os problemas associados à protecção diferencial de linha. No sentido de verificar a aplicabilidade destes algoritmos à protecção diferencial de linha são apresentados diversos casos de estudo. Através dos resultados obtidos também foi possível verificar as vantagens associadas à utilização dos algoritmos propostos.
The subject of current differential relaying system for transmission lines and directional comparison deserves a new approach due to the recent technological innovations that occurred since the arrival of the digital relays. These required a consequent communication between the protecting systems, particularly in the communication of transmission lines differential protection. The differential protection of lines presents obvious advantages when compared to the other type of protections used nowadays for the relaying of distribution and transmission lines, such as, the Overcurrent Protection, Directional Earth-fault Protectionand Distance Protection. However there are also some disadvantages related to this type of protection, namely, in the communication between relays. For the automation and communication of the differential protections of transmission lines, in the case of faults occurrence within the protected zone by the differential relaying system, it was implemented an innovative method. Because the efficacy of action of the differential relaying depends on the precision of the variables that are needed to send between protection devices, placed in different substations, it was implemented the usage of automation for the communication between the relays. This relaying is supported by the development of new algorithms to detect, almost instantaneously, a fault in any protected location at the transmission line. These algorithms are based in the Park transformation so a new method is introduced in the concept of these types of protections. Using these algorithms it is possible to minimize the associated problems with a differential protection oflines. In order to verify the applicability and the advantages of these algorithms in the differential protection of lines, several case studies are presented in this paper.

Description

Keywords

Automação Automation Protecção diferencial Differential protection Transformada de Park Park transformation

Citation

Fortunato, Carlos Manuel Teixeira - Estudo dos sistema de automação da protecção diferencial de linha e comparação direccional. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2009. Dissertação de mestrado.

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