Repository logo
 
Publication

O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício

dc.contributor.authorRamos, Maria das Mercês
dc.contributor.authorTeodoro, Ana
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorMelo, Nuno
dc.contributor.authorMaurício, Paulo
dc.contributor.authorSarreira, Pedro
dc.contributor.authorRibeiro, Sandra
dc.date.accessioned2023-09-11T10:05:14Z
dc.date.available2023-09-11T10:05:14Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA investigação das últimas décadas tem mostrado que as conceções de ciência influenciam o modo como os estudantes de formação inicial aprendem ciência e didáctica das ciências, bem como, o modo como os professores planificam e implementam as actividades com as crianças. A presente comunicação visa inventariar conceções de ciência de alunos no início da formação inicial (2005/2006-2010/2011) e de professores em exercício no começo da frequência do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (2007/2008), numa ESE pública. Aos dois grupos aplicou-se um questionário contendo a questão de resposta aberta “O que é a Ciência?”. Compara-se o padrão de resposta dos dois grupos entre si e com o obtido num estudo anterior (Grais et al., 2005). Discute-se a influência que as conceções identificadas poderão ter: na aprendizagem de ciência; no desenvolvimento de atitudes positivas face ao ensino da ciência; e nas metodologias de ensino a adoptar na formação inicial e contínua.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Recent research has shown that conceptions about science influence both the way pre-service teachers learn science and how to teach science, and the way in-service teachers conceive and implement activities with the children. This paper intends to diagnose conceptions about science displayed by pre-service elementary teachers when starting their training (from school years 2005/06 up to 2010/11) and by in-service elementary teachers at the beginning of a one-year workshop on teaching sciences with an investigative approach (2007/2008). Data were collected at a Portuguese public higher education institution in Lisbon. Answers to an open-ended questionnaire on “What is science?” are analysed and compared between the 2 groups and with a previous study (Grais et al., 2005). We discuss what impact the displayed conceptions may have: in learning science; in developing positive attitudes towards science teaching; and in the teaching strategies to be used in pre-service and in-service elementary teachers’ training.pt_PT
dc.description.abstractRésumè : Recherche récente a montré que les idées de science ont de l’influence sur la façon dont les enseignants en formation apprennent les sciences et la didactique des sciences, et la façon dont les enseignants en exercice réalisent certaines activités avec les enfants. Cette communication présente un diagnostic des idées de science chez les futurs enseignants, au début de leur formation (2005/2006-2010/2011), et chez les enseignants en exercice inscrits à une formation continue concernant l’enseignement des sciences expérimentales (2007/2008), à l’École Supérieure d’Éducation de Lisbonne. Les données résultant des réponses à la question « Qu’est-ce que la science ? » sont comparées entre les groupes et aussi avec celles d’une étude précédente (Grais et al., 2005). On discute la relation entre les idées diagnostiquées et : l’apprentissage de la science ; l’acquisition de postures positives concernant l’enseignement de la science ; et les méthodologies qui peuvent être adoptées dans la formation des enseignants, qu’elle soit initiale ou continue.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, M.M., Teodoro, A., Valente, B., Melo, N., Maurício, P., Sarreira, P. & Ribeiro, S. (2012). O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício. In C. Gonçalves & C. Tomás (Eds.), Atas do V Encontro do CIED: Escola e Comunidade (pp. 417-429). Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIEDpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-3-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16456
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNatureza da ciênciapt_PT
dc.subjectLiteracia científicapt_PT
dc.subjectNature of sciencept_PT
dc.subjectScientific literacypt_PT
dc.subjectNature de la sciencept_PT
dc.subjectLa culture scientifiquept_PT
dc.titleO que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercíciopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage429pt_PT
oaire.citation.startPage417pt_PT
oaire.citation.titleAtas do V Encontro do CIED: Escola e Comunidadept_PT
person.familyNameTeodoro
person.familyNameValente
person.familyNameMelo
person.familyNameMaurício
person.familyNameSarreira
person.givenNameAna
person.givenNameBianor
person.givenNameNuno
person.givenNamePaulo
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-id491D-0CCC-2971
person.identifier.ciencia-idC215-3441-EE0D
person.identifier.ciencia-id3A15-582E-4D92
person.identifier.orcid0000-0003-1046-3781
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0002-4783-1819
person.identifier.orcid0000-0003-3321-9108
person.identifier.orcid0000-0002-5775-1820
person.identifier.ridB-5083-2012
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0ed8825e-dd81-40ca-841a-b9bf6760b253
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd
relation.isAuthorOfPublication468ee460-caa6-49f6-82fa-76dac04b352e
relation.isAuthorOfPublicationf7684d65-46b2-46f9-99ca-375ffa6fe6b5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery68a5d3e7-d482-440e-87fb-dfc4976957fd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Proceedings_2012_O que e a ciencia_Atas_V_Encontro_Cied072012.pdf
Size:
236.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections