Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.28 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O reconhecimento académico e o crescente investimento realizado no seio das escolas catapultaram a expansão da rede de oferta de cursos e instituições de ensino, o intercâmbio e cooperação no plano internacional, assim como o reforço do processo da representação socioprofissional.
Na transição do milénio e do século, passados 110 anos dos primeiros registos sobre a evolução e desenvolvimento destas profissões, projeta-se um conjunto de realidades que porventura catalisarão o curso
da sua história em Portugal. No campo do ensino, a valorização do reconhecimento académico (com os mestrados e doutoramentos)
perspetiva-se, um conjunto de novos desafios de sinergias nos domínios científico e tecnológico, dissipando-se cada vez mais as fronteiras destas duas dimensões. A investigação científica apresenta-se como um
instrumento de articulação privilegiada entre o universo do ensino superior e o terreno profissional.
Description
Keywords
Histótia da saúde História das profissões Técnico de diagnóstico e terapêutica Portugal
Citation
Lobato J. História das tecnologias da saúde: um olhar sobre a história das profissões de diagnóstico e terapêutica. In Curado MA, Ferreira JE, Leal MT, Bronze HC, editors. Investigação em história de enfermagem: percursos e desafios. Lisboa: Associação Nacional de História da Enfermagem; 2013. p. 43-4.