Repository logo
 
Publication

Influenciadores digitais seniores no TikTok: perfis e estratégias de comunicação

dc.contributor.authorCosta, Lara
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2024-08-09T09:27:08Z
dc.date.available2024-08-09T09:27:08Z
dc.date.issued2024-06-30
dc.description.abstractA extensa disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a que temos assistido fez-se acompanhar de novas oportunidades e desafios. Uma sociedade conectada em rede e mediada por ecrãs acarreta a posse de competências específicas no que diz respeito a dispositivos eletrónicos que tendem, na sua maioria, a estarem menos presentes entre as gerações mais idosas. Contudo, a adesão das gerações mais velhas às TIC, nomeadamente à Internet e aos social media, tem vindo a aumentar e a dar lugar ao surgimento de influenciadores digitais seniores, conquistando milhões de seguidores e desenvolvendo parcerias com grandes marcas. Partindo de uma metodologia qualitativa netnográfica, a presente investigação pretende estudar o perfil dos influenciadores digitais seniores e apurar de que forma comunicam com os seus seguidores na plataforma TikTok. Para o efeito, procedeu-se ao estudo dos perfis e conteúdos de uma amostra de cinco influenciadores seniores. Os principais resultados mostram que os influenciadores que geram uma maior ligação com os seus seguidores são os que optam por um tipo de comunicação pessoal e intimista e manifestam um discurso positivo, calmo e amável, transmitindo serenidade e criando laços de empatia e afeto com os seus fãs. Ao criarem e compartilharem conteúdo, desconstroem o estereótipo em torno da velhice e apresentam-na prenhe de possibilidades que lhes permitem ser ativos, sem o medo do futuro.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The widespread dissemination of Information and Communication Technologies (ICT) that we have witnessed has brought about new opportunities and challenges. A networked society mediated by screens entails the possession of specific skills regarding electronic devices, which tend, for the most part, to be less prevalent among older generations. However, the adoption of ICT by older generations, namely of the Internet and social media, has been increasing, giving rise to the emergence of senior digital influencers who garner millions of followers and develop partnerships with major brands. Employing a qualitative netnographic methodology, the present research aims to study the profile of senior digital influencers and ascertain how they communicate with their followers on the TikTok platform. To this end, the profiles and content of a sample of five senior influencers were studied. The main findings reveal that influencers who establish a stronger connection with their followers are those who choose a personal and intimate communication style, express a positive, calm, and kind discourse, conveying serenity and fostering bonds of empathy and affection with their fans. By creating and sharing content, they dismantle the stereotype surrounding old age and present it as pregnant with possibilities that enable them to be active without fear of the future.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, L. & Miranda, S. (2024). Influenciadores digitais seniores no Tik Tok: Perfis e estratégias de comunicação. Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica817pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/cpublica817pt_PT
dc.identifier.issn2183-2269
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17623
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/817pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInfluenciadores Digitais Seniorespt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectTikToken
dc.subjectSenior Digital Influencersen
dc.subjectDigital communicationen
dc.titleInfluenciadores digitais seniores no TikTok: perfis e estratégias de comunicaçãopt_PT
dc.title.alternativeSenior digital influencers on TikTok: profiles and communication strategiesen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleComunicação Públicapt_PT
oaire.citation.volumeVol.19, N.º 36pt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameLara
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0009-0009-2319-8754
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication80ae115a-dd0a-4f3b-8b71-bb9497f59606
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery80ae115a-dd0a-4f3b-8b71-bb9497f59606

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CP+817_Influenciadores+Digitais+Seniores+no+TikTok+–+Perfis+e+Estratégias+de+Comunicação-1.pdf
Size:
591.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections