Repository logo
 
Publication

Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chileno

dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.contributor.authorGhira, Madalena Campos
dc.date.accessioned2019-03-12T14:44:40Z
dc.date.available2019-03-12T14:44:40Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractDesenvolvido a partir de um trabalho de pesquisa para uma disciplina do mestrado em educação artística ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, o presente trabalho busca analisar uma publicação de apoio ao Plano Nacional de Artes na Educação que está sendo desenvolvido na atual reforma educativa chilena. Utilizado como “material de aula”, o caderno analisado possui os eixos que estruturam uma intencionalidade educativa que nos parece bastante pertinente e merecedora de estudo e destaque. Como muitos dos problemas da educação artística contemporânea, em particular a falta de uma clara intencionalidade educativa, parecem ser transversais a muitos países, o trabalho desenvolvido no Chile pode constituir uma referência não só para a justificativa da presença das artes no currículo escolar, como também para a definição de uma estratégia educativa que considere a melhoria da qualidade de vida das pessoas como o objetivo prioritário a atingir.pt_PT
dc.description.abstractDeveloped from a research work for a master's degree in artistic education taught at the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon, Portugal, the present work seeks to evaluate a publication in support of the National Plan of Arts Education that is being developed in current Chilean educational reform. Used as "classroom material", the analysed notebook has the axes that structure an educational intentionality that seems to us quite pertinent and deserving of study and prominence. As many of the problems of contemporary art education, in particular the lack of clear educational intentions, seem to be transversal to many countries, the work developed in Chile can be a reference not only to justify the presence of arts in the school curriculum, but also for the definition of an educational strategy that considers the improvement of the quality of life of the people as the priority objective to be achieved.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCharréu, L.; Ghira, M. (2018). Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chileno. Revista Gearte, Dossier: Ensino de Artes e Políticas Públicas Educacionais, 5, (2), 209-219.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/2357-9854.83958pt_PT
dc.identifier.issn2357-9854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9714
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEducação integralpt_PT
dc.subjectReforma educativapt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectIntegral educationpt_PT
dc.subjectEducational reformpt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.titleDo que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chilenopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage219pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage209pt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameCharréu
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
83958-354813-1-PB.pdf
Size:
667.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections