Publication
Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chileno
dc.contributor.author | Charréu, Leonardo | |
dc.contributor.author | Ghira, Madalena Campos | |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T14:44:40Z | |
dc.date.available | 2019-03-12T14:44:40Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Desenvolvido a partir de um trabalho de pesquisa para uma disciplina do mestrado em educação artística ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, o presente trabalho busca analisar uma publicação de apoio ao Plano Nacional de Artes na Educação que está sendo desenvolvido na atual reforma educativa chilena. Utilizado como “material de aula”, o caderno analisado possui os eixos que estruturam uma intencionalidade educativa que nos parece bastante pertinente e merecedora de estudo e destaque. Como muitos dos problemas da educação artística contemporânea, em particular a falta de uma clara intencionalidade educativa, parecem ser transversais a muitos países, o trabalho desenvolvido no Chile pode constituir uma referência não só para a justificativa da presença das artes no currículo escolar, como também para a definição de uma estratégia educativa que considere a melhoria da qualidade de vida das pessoas como o objetivo prioritário a atingir. | pt_PT |
dc.description.abstract | Developed from a research work for a master's degree in artistic education taught at the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon, Portugal, the present work seeks to evaluate a publication in support of the National Plan of Arts Education that is being developed in current Chilean educational reform. Used as "classroom material", the analysed notebook has the axes that structure an educational intentionality that seems to us quite pertinent and deserving of study and prominence. As many of the problems of contemporary art education, in particular the lack of clear educational intentions, seem to be transversal to many countries, the work developed in Chile can be a reference not only to justify the presence of arts in the school curriculum, but also for the definition of an educational strategy that considers the improvement of the quality of life of the people as the priority objective to be achieved. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Charréu, L.; Ghira, M. (2018). Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chileno. Revista Gearte, Dossier: Ensino de Artes e Políticas Públicas Educacionais, 5, (2), 209-219. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/2357-9854.83958 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2357-9854 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9714 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Educação integral | pt_PT |
dc.subject | Reforma educativa | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Artistic education | pt_PT |
dc.subject | Integral education | pt_PT |
dc.subject | Educational reform | pt_PT |
dc.subject | Quality | pt_PT |
dc.title | Do que falamos quando falamos de uma educação artística de qualidade: o caso chileno | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 219 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 209 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
person.familyName | Charréu | |
person.givenName | Leonardo | |
person.identifier.ciencia-id | 2218-F4D8-1B79 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6761-6964 | |
person.identifier.rid | M-2680-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56350666600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2 |