Repository logo
 
Publication

As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico

dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorRibeiro, Deolinda
dc.date.accessioned2020-06-01T09:41:35Z
dc.date.available2020-06-01T09:41:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste artigo relata parte de uma pesquisa que visou compreender que interações ocorrem na atividade de resolução de problemas capazes de desenvolver nos alunos, do 4.º ano do ensino básico, a capacidade de comunicar. Utilizou-se uma metodologia qualitativa-interpretativa. A recolha de dados fez-se através de entrevistas, observação de aulas de resolução de problemas, registos dos alunos e notas de campo. A atividade de resolução de problemas permitiu que os alunos desenvolvessem a aptidão para explicitar oralmente o raciocínio utilizado e para representarem por escrito as ideias matemáticas, criando oportunidades para comunicarem entre si e com a professora na aula. A natureza e qualidade das interações comunicativas ocorridas variaram com a abordagem da resolução de problemas na sala de aula, tendo sido decisivas tanto as interações verticais, como as horizontais para os alunos se envolverem na atividade, criarem um espírito investigativo e desenvolverem a capacidade de comunicar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This article reports partially a research whose main goal was to understand which classroom interactions occur in the problem solving activity that are able to develop in 4th grade's pupils the ability to communicate. It was used a qualitative-interpretative methodology. The data collection was made by interviews, problem solving classroom observations, pupils' records and field notes. Problem solving activity allowed that pupils developed the aptitude to explain orally their used reasoning and to represent by writing their mathematical ideas, creating opportunities to pupils communicate among them and with the classroom teacher. It was verified that the nature and the quality of communicative interactions varied with the way of approaching problem solving in classroom. The vertical interactions as well as the horizontal ones were decisive to the pupils' involvement into the activity, the creation of pupils' investigative spirit and the development of pupils' communication ability.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrazina, Maria de Lurdes, & Ribeiro, Deolinda. (2012). As interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(44), 1367-1394. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400012pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2012000400012pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11751
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000400012&lng=pt&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectInterações comunicativaspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.subjectCommunicative interactionpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeacher's rolept_PT
dc.subjectPupil's rolept_PT
dc.subjectPapel do alunopt_PT
dc.titleAs interações na atividade de resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de comunicar no ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1394pt_PT
oaire.citation.issue44pt_PT
oaire.citation.startPage1367pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
As Interações na Atividade de Resolução.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections