Repository logo
 
Publication

Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS

dc.contributor.authorChrispino, Alvaro
dc.contributor.authorSilva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da
dc.contributor.authorMelo, Thiago Branãs de
dc.contributor.authorAlbuquerque, Márcia Bengio de
dc.date.accessioned2019-04-09T10:14:39Z
dc.date.available2019-04-09T10:14:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article presents the trajectory of a research group that guides its strategies based on the analysis of PIEARCTS international research, which identifies the beliefs, attitudes and values of students and teachers about the nature of science and technology. The search result required a plan of action that unfolded in various strategies, which began with the expansion of research, through development of support materials, proposition and implementation of educational policies and school interventions, in order to contribute to science education that enables the citizen empowerment and social participation in decision-making on science and technology.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Cet article présente la trajectoire d'un groupe de recherche qui oriente ses stratégies à partir de l'analyse de la recherche internationale PIEARCTS, qui identifie les croyances, les attitudes et les valeurs des élèves et des enseignants sur la nature de la science et de la technologie. Le résultat de la recherche a exigé un plan d'action qui s’est dédoublé en plusieurs stratégies, commençant par l'expansion de la recherche, passant par le développement de matériel de soutien, la proposition et la mise en oeuvre de politiques éducatives et d’interventions scolaires, afin de contribuer à un enseignement des sciences qui permet l'autonomisation des citoyens et leur participation sociale dans la prise de décisions sur la science et la technologie.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChrispino, A., Silva, M., Melo, T., Alburquerque, M., (2016) Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS, Da Investigação às Práticas, 7(2), 91- 115.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i2.127pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9837
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenções escolarespt_PT
dc.subjectPolíticas educacionaispt_PT
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_PT
dc.subjectSchool interventionspt_PT
dc.subjectEducational policiespt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectInterventions scolairespt_PT
dc.subjectPolitiques éducativespt_PT
dc.subjectSciences de l'éducationpt_PT
dc.titleDo resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTSpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage115pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
127-510-2-PB.pdf
Size:
458.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections