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Conceções de alunos de 1.º ciclo acerca do aquecimento global e da destruição da camada de ozono

dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorCampos, Ana Filipa Loureiro Bispo Eiras de
dc.date.accessioned2017-02-20T11:03:38Z
dc.date.available2017-02-20T11:03:38Z
dc.date.issued2016-12-22
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido. Assim, a partir da caracterização do contexto da intervenção e da identificação das potencialidades e fragilidades do grupo turma com que se trabalhou, descreve-se e analisam-se algumas das dificuldades sentidas e as formas encontradas para promover uma modalidade de prática que se considera conseguida. Apresenta-se também uma investigação que incidiu sobre o tema da destruição da camada de ozono e do aquecimento global. No estudo, a amostra foi constituída por um grupo de sessenta e duas crianças do 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os nove e os doze anos. Incluiu os alunos da turma onde foi implementada a Prática de Ensino Supervisionada referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (grupo experimental) e outras duas turmas (assumidas como um só grupo) lecionadas por dois outros docentes (grupo de controlo). A investigação foi elaborada em diversas etapas, sendo iniciada pela aplicação de um questionário (pré-teste) às duas turmas. Este teve como objetivo a identificação de algumas das conceções alternativas sobre os dois fenómenos ambientais que a literatura indica serem comuns, de modo a verificar a sua ocorrência nos alunos da amostra do estudo. Posteriormente, em ambos os grupos o tema foi lecionado, mas o grupo experimental vivenciou um conjunto de atividades explicitamente voltado para a desconstrução das conceções manifestadas. Por último, aplicou-se o mesmo questionário (pós-teste) às duas turmas, cerca de três semanas após a lecionação dos conteúdos em causa, com o objetivo de verificar possíveis alterações. Os resultados da investigação revelaram uma diminuição na incidência de conceções alternativas sobre os temas referidos, o que apoia que uma prática docente centrada na desconstrução das conceções erradas dos alunos é capaz de fazer prevalecer o conhecimento científico sobre o conhecimento do senso comum.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the curricular unit “Supervised Teaching Practice”, of the Masters in Teaching (Primary Education), in Escola Superior de Educação de Lisboa, and presents an observation on the journey taken throughout the intervention. From the characterization of the intervention context and identification of the strengths and weaknesses of the working group, this document aims at describing and analysing some of the difficulties experienced and the solutions encountered to address these issues, thus promoting a successful practice. In addition, the thesis also presents some findings on a research project, where the students’ knowledge on the depletion of the ozone layer and global warming was analysed. The study sample was constituted by a group of sixty-two children at the fourth grade, between nine and twelve years old. It included the students in the class where the Supervised Teaching Practice was introduced (experimental group), as well as two other classes taught by two different teachers (control group). The investigation was conducted in distinct stages, having started with a questionnaire (first test) to both groups. The goal was to identify alternative conceptions about the two environmental phenomena that literature indicates as being the most common, so we could verify whether they happened in the sample. Afterwards, in both groups, the topic was taught, but the experimental group enrolled in a set of activities related to the deconstruction of the misconceptions previously acquired. Lastly, after the referred intervention, we applied the same questionnaire (second test) to both groups, three weeks after the subject was taught, with the objective of identifying possible improvements. The result of this investigation indicates a decrease in the number of preconceived fallacies on the topic, which supports a teaching practice focused on the breakdown of students’ misconceptions as one being able to make the scientific knowledge prevail.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201608529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6822
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConceções alternativaspt_PT
dc.subjectDestruição da camada do ozonopt_PT
dc.subjectAquecimento globalpt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.subjectMisconceptionsen
dc.subjectOzone layer deplectionen
dc.subjectGlobal warmingen
dc.subjectStudy of natural and social environmenten
dc.titleConceções de alunos de 1.º ciclo acerca do aquecimento global e da destruição da camada de ozonopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

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