Repository logo
 
Publication

O Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemático

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorVieira, William
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2022-02-23T11:56:46Z
dc.date.available2022-02-23T11:56:46Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste artigo é parte do Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento. Mais especificamente, discutimos ações dos professores para promover os processos de raciocínio dos alunos, antes e após uma experiência de formação. Para isso, analisamos dados relativos a duas questões, incluídas na tarefa usada como pré-teste e pós-teste, que tratam das ações do professor para promover o raciocínio matemático nos alunos, aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo (Matemática e Ciências Naturais) do Ensino Básico. Realizamos uma análise de conteúdo das respostas de acordo com ações propostas na literatura, seguida de uma categorização das ações propostas pelos participantes para desenvolver os processos de raciocínio e uma classificação das ações que envolvem o desenvolvimento dos processos de generalizar e justificar. Observamos que a experiência de formação contribuiu para um maior conhecimento dos futuros professores sobre ações promotoras dos processos de raciocínio dos alunos e reveladoras de um melhor entendimento sobre ações docentes que desafiam a utilizar os processos de generalizar e justificar.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article is part of the Mathematical Reasoning and Teacher Education Project (REASON), which aims to study the mathematical and didactic knowledge that teachers need to conduct a practice that promotes students’ mathematical reasoning and to study ways to support their development. More specifically, we discuss teachers’ actions to promote students’ reasoning processes, before and after a training experience. For this, we analyzed data related to two questions, included in the task used as pre-test and post-test, which deal with the teacher’s actions to promote mathematical reasoning in students, applied in a 1st year of the Master of the 1st Cycle and 2nd Basic Education Cycle (Mathematics and Natural Sciences). We performed a content analysis of the responses according to actions proposed in the literature, followed by a categorization of the actions proposed by the participants to develop the reasoning processes and a classification of actions that involve the development of generalizing and justifying processes. We observed that the training experience contributed to a greater knowledge of future teachers about actions that promote students’ reasoning processes and that they reveal a better understanding of teachers’ actions that challenge them to use the processes of generalizing and justifying.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17921/2176-5634.2021v14n4p404-414pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14331
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9495pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectAções do professorpt_PT
dc.subjectConhecimento didático de Professorespt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectMathematical reasoningpt_PT
dc.subjectTeacher’s actionspt_PT
dc.subjectTeachers’ didactic knowledgept_PT
dc.subjectInitial trainingpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.titleO Conhecimento Didático de Futuros Professores sobre as Ações Promotoras do Raciocínio Matemáticopt_PT
dc.title.alternativeThe Didactic Knowledge of Future Teachers about the Promoting Actions of Mathematical Reasoningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage414pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage404pt_PT
oaire.citation.titleJornal Internacional de Estudos em Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameSerrazina
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6170.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections