Repository logo
 
Publication

Utilização de animais em espetáculos: perceção do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorSousa, Daniela Filipa Castro Silva e
dc.date.accessioned2024-01-11T10:36:39Z
dc.date.available2024-01-11T10:36:39Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte apresenta se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º e em duas turmas de 5.º ano, respetivamente, e uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas, devidamente fundamentada. Na segunda parte, apresenta se um estudo empírico intitulado Utilização de animais em espetáculos: Perceção do bem estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como propósito identificar a perceção dos alunos acerca do bem estar dos animais utilizados para entretenimento humano. Neste sentido foram definidos os seguintes objetivos gerais: i) desenvolver a consciencialização para o bem estar animal; ii) identificar os principais locais onde são utilizados animais para o entretenimento humano; iii) identificar as necessidades básicas dos animais e se as mesmas se encontram ou não asseguradas. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação ação. Participaram na investigação cinquenta e nove alunos, distribuídos por três turmas distintas (dois grupos experimentais diferenciados pela sua origem portuguesa e de várias nacionalidades e um grupo de controlo). A recolha de dados foi efetuada através da administração de um questionário (antes e depois do processo de ensino aprendizagem formal acerca de alguns espetáculos com animais) e da análise das respostas dadas pelos discentes. De forma a conduzir a intervenção foi delineado um plano de intervenção para os grupos experimentais que possibilitasse averiguar a eficácia das estratégias/ atividades da prática pedagógica para o cumprimento dos objetivos gerais formulados. Os resultados do estudo indicam que, em determinadas situações, os alunos dos grupos experimentais foram capazes de identificar situações em que o bem-estar dos animais não se encontrava assegurado, melhorando após a intervenção embora não para todos os espetáculos trabalhados. Desta forma, conclui-se que os recursos construídos foram ainda assim eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal e promoveram o confronto de ideias, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades argumentativas de pensamento critico.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle in Primary Education. The first part presents a brief description of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd Cycles of Primary Education, in a 2nd grade and two 5th grade classes, respectively, and a critical and reflective analysis of them. In the second part, an empirical study entitled Use of animals in shows: Perception of animal welfare in 5th grade students is presented. This investigation aimed to identify the students' perception of animals welfare used for human entertainment. In this sense, the following general objectives were defined: i) to develop awareness of animal welfare; ii) to identify the main places where animals are used for human entertainment; iii) to identify the basic needs of the animals and whether they are met. The study is quantitative in nature and has characteristics of an action research. Fifty-nine students participated in the research, divided in three groups (two experimental groups differentiated by their nationality – Portuguese and other nationalities – and a control group). The data were collected through the administration of a questionnaire (before and after the formal teaching-learning process about animal shows) and the analysis of the answers given by the students. To conduct the intervention, an intervention plan was designed for the experimental groups that would make it possible to verify the effectiveness of the strategies/activities of the pedagogical practice for the fulfillment of the formulated general objectives. The results of the study indicate that, in certain situations, the students in the experimental groups were able to identify situations in which the animal´s welfare was not assured, improving after the intervention, although not for all the shows approached in class. In this way, it is concluded that the designed resources were still effective for a greater awareness of animal welfare and promoted the confrontation of ideas, which help to the develop argumentative capacities of critical thinking.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSousa, D. F. C. (2023). Utilização de animais em espetáculos: perceção do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16850pt_PT
dc.identifier.tid203373863
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16850
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades de argumentaçãopt_PT
dc.subjectBem-estar animalpt_PT
dc.subjectEspetáculos com animaispt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subject2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectAnimal welfarept_PT
dc.subjectAnimal showspt_PT
dc.subjectArgumentation activitiespt_PT
dc.subject2nd cycle of primary educationpt_PT
dc.titleUtilização de animais em espetáculos: perceção do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final_DanielaSousa_vf.pdf
Size:
2.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: