Loading...
37 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 37
- GesturesPublication . Pinheiro, RicardoMomentum e Gestures são os dois últimos registos discográficos de Ricardo Pinheiro, que se apresenta ao lado do saxofonista norte-americano Chris Cheek e dos ‘nacionais’ Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, Demian Cabaud e Alexandre Frazão (os últimos são naturais da Argentina e do Brasil, respectivamente, mas encontram-se radicados em Portugal já há vários anos). Os dois álbuns foram gravados ao vivo no Teatro S. Luiz (Lisboa), no âmbito da Festa do Jazz, e incluem composições originais de Ricardo Pinheiro, através das quais os músicos improvisam, recorrendo a várias linguagens do jazz contemporâneo. Trata-se de discos que exibem a confluência de diferentes estéticas e vivências que se revelam através de conversas musicais espontâneas entre os músicos.
- Projecto de investigação performance e contextoPublication . Pinheiro, Ricardo; Caires, CarlosO projecto Performance e Contexto tem por objectivo principal a performance, o registo audiovisual, e a reflexão académica em torno de objectos artísticos, nomeadamente no campo da performance musical. Através de actividade musical, criativa e sistemática, e a partir da aplicação ou incorporação de novo conhecimento no âmbito desta actividade (por exemplo em termos de interpretação, prática performativa historicamente enquadrada ou de inovação técnica), pretende-se estimular não só a performance, como também o debate teórico, estético e filosófico, sobre a prática artística.
- The shape(s) of jazz to come: jazz studies, interpretation, theory and education research projectPublication . Pinheiro, RicardoJazz Studies: interpretation, theory and education is a research project developed at Escola Superior de Música de Lisboa, Polytechnic University of Lisbon, that involved the collaboration between the Jazz and Composition Departments. The focus of the project coordinated by Ricardo Pinheiro (with the collaboration of Carlos Caires and Carlos Marecos) was to rethink artistic research outputs in the field of jazz studies, questioning the hegemony of the current musicological paradigm (Cook, 2014; Pinheiro and Caires 2019; Pinheiro, Caires and Neto 2024), and to explore the broad academic, scientific and artistic scope that this field can provide.
- O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributosPublication . Pinheiro, Ricardo; Bivol, FeodorAtravés deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.
- Cinema&Dintorni: "Isabel"Publication . Pinheiro, RicardoA faixa "Isabel" faz parte do álbum "Cinema&Dintorni", gravado pelo Cavalli-Moniz-Pinheiro que é composto pelos músicos Massimo Cavalli (double bass), Ricardo Pinheiro (guitars and effects), Jorge Moniz (drums and percussion) e o convidado especial Laurent Filipe (trumpet and voice).
- LABPublication . Pinheiro, RicardoO álbum “LAB" é composto pelos músicos Ricardo Pinheiro (guitar), Miguel Amado (bass), Diogo Alexandre (drums) e Tomás Marques (saxofone).
- Jazz, liberdade e protestoPublication . Pinheiro, RicardoO presente texto aborda a relação histórica entre o jazz e a intervenção política. Partindo da análise de registos históricos e de bibliografia, e da interpretação de perspectivas dos músicos de jazz, discuto algumas circunstâncias através das quais estes assumiram atitudes de protesto político e de crítica social, utilizando a música enquanto veículo para a sua disseminação. Estas atitudes resultaram, entre outras ocorrências, no estabelecimento de uma estreita ligação entre alguns músicos de jazz e o Movimento dos Direitos Civis nas décadas de 1950 e 1960, no enquadramento conceptual do movimento free jazz que surgiu no final da década de 1950 e início da década de 1960, assim como também na utilização de influências musicais não ocidentais por parte de músicos como John Coltrane.
- Dança do pólenPublication . Pinheiro, RicardoDança do Pólen é um disco de guitarra solo que combina os universos do jazz, da música portuguesa e lusófona, e da música improvisada. Através da construção de paisagens sonoras intimistas, ora constituídas apenas por uma guitarra, ora por várias, Ricardo Pinheiro contribui com um álbum inovador repleto de melodia.Tal como acontece em Caruma (2020), que conta com a participação de Theo Bleckmann e de Mônica Salmaso, Dança do Pólen é um trabalho inspirado nas paisagens naturais da Serra de Sintra e na convivência diária do músico com esta realidade. Este disco representa um marco na carreira do músico português e documenta uma maturidade edificada ao longo de mais de duas décadas de actividade na área do jazz e da música improvisada. Este é o 18º disco da carreira do guitarrista e professor da ESML, e o 2º disco editado em 2021. Este álbum é co-editado pela prestigiada etiqueta Nova Iorquina Inner Circle Music (liderada pelo reputado saxofonista Greg Osby) e pela etiqueta independente portuguesa AsUR.
- Song formPublication . Pinheiro, RicardoO álbum "Song form" é composto pelos músicos Ricardo Pinheiro (guitars, effects, loops), Matt Renzi (tenor saxofone, lithuanian clarinet), Jon Irabagon (alto saxofone), Mário Laginha (piano), Joana Machado (voice), Demian Cabaud (doublebass), Miguel Amado (electric bass), Alexandre Frazão (drums), Vicky Marques (drums, darbuka, udu), Pedro Pestana (programing).
- CarumaPublication . Pinheiro, RicardoA música apresentada neste disco, enquanto música escrita e improvisada com influências da música portuguesa, brasileira e do jazz, é reflexo de uma expressão artística global, que se alimenta de muitos universos e fontes artísticas, assumindo por isso uma universalidade estilística e geográfica. Enquanto guitarrista, compositor e musicólogo, Ricardo Pinheiro tem procurado ao longo dos últimos anos exprimir este diálogo através da criação musical alicerçada no jazz e na improvisação, abrindo-se a influências não só musicais, como também extramusicais. “Caruma” é um álbum de guitarra e voz que reflete uma colaboração internacional entre Pinheiro e dois cantores de renome mundial: o alemão-americano Theo Bleckmann e a brasileira Mônica Salmaso. O disco “Caruma” nasce da inspiração de viver no campo. Todas as canções estão relacionadas com contextos atmosféricos, fotográficos e emocionais extraídos de ligações com a natureza. A ideia central para este disco é unir melodias improvisadas e ambientais de guitarra eléctrica e acústica com a profunda sensibilidade musical e ampla paleta de cores de Theo Bleckmann, e a erudição de Mônica Salmaso. O disco é composto por 8 composições executadas em formato de duo de guitarra e voz: 4 com Theo Bleckmann e 4 com Mônica Salmaso, seguindo princípios de liberdade criativa, improvisação, e interacção entre os músicos envolvidos no processo. Procurando obter o equilíbrio perfeito entre composição e improvisação, confia-se aos músicos e técnicos envolvidos neste trabalho o seu contributo para a obtenção de um resultado artístico especial e profundo.